JornalCana

China investe US$ 180 bi em energias renováveis

A China investirá US$ 180 bilhões para desenvolver energias renováveis nos próximos 15 anos, declarou ontem, em Pequim, Zhang Guobao, vice-ministro da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento. O objetivo do ambicioso plano é elevar em até 15% o uso de energias renováveis no total da produção energética da China que, por seu tamanho e pelo dinamismo de sua economia, amplia a grandes passos a demanda de geração de energia.

“A energia renovável, incluindo a solar, eólica e hidráulica, contribuirá para uma melhor segurança energética na China”, declarou Zhang durante uma conferência internacional sobre energias renováveis realizada segunda-feira e ontem em Pequim. O vice-ministro disse esperar que os investimentos também “tragam resultados substanciais econômicos e ambientais, ajudando a atenuar a pobre

za”, informou a agência Xinhua.Em discurso durante a abertura do fórum, o presidente Hu Jintao pediu à comunidade internacional que melhore a colaboração em pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia e financiamento para promover o uso de energias renováveis. Ao mesmo tempo, o vice-presidente Zeng Peiyan lembrou aos países desenvolvidos que devem cumprir as promessas realizadas na cúpula de Bonn em 2004, quando se comprometeram a oferecer ajuda a países em desenvolvimento para o uso de energia renovável, incluindo financiamento, tecnologia, especialistas e gestão.

O comissário europeu do Meio Ambiente, Stavros Dimas, que participou da conferência, estimulou todos os países em desenvolvimento e desenvolvidos a promoverem as energias renováveis como método essencial para reduzir a poluição da atmosfera e promover a inovação econômica e tecnológica.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram