JornalCana

CG terá primeira casa ecológica utilizando energias eólica e solar

A primeira casa construída com materiais ecológicos e alimentada por energia eólica e solar na Paraíba está sendo erguida em Campina Grande. Com o apoio de vários parceiros, uma equipe de técnicos do Senai (Serviço Nacional da Indústria) vem desenvolvendo o projeto há vários meses e deve inaugurar a primeira residência chamada de “Casa Ecológica Eficiente” em novembro deste ano. O protótipo está sendo construído no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial (Citi), do Senai, na Universidade Corporativa da Indústria (Ucip), localizada no Distrito Industrial.

O projeto, apoiado pelo Senai Nacional, vai servir como complexo laboratorial para o estudo de energias renováveis, o qual será usado como programas de educação profissional, desenvolvimento de equipamentos e serviços tecnológicos, como também de difusão de tecnologias a partir da energia eólica, solar fotovoltaicas, térmica e gestão eficiente de águas domésticas. Todos os ambientes da casa (recepção, sala de visitas, dormitórios, cozinha e banheiros) serão equipados com mobília e utensílios eletrodomésticos para saber como os objetos funcionam a partir do consumo das energias renováveis utilizadas.

A casa será alimentada por um sistema híbrido de geração de energia, composto por painéis fotovoltaicos e turbina eólica, que fornecerá energia para o interior da residência na quantidade necessária para suprir o consumo total. O mesmo sistema poderá ser implantado em casas e indústrias, implicando no fim das contas de energia elétrica para os usuários. O engenheiro eletricista Newmark Heiner da Cunha Carvalho, que coordena o projeto, também responsável pelo semáforo solar que será instalado em Campina Grande, disse que qualquer pessoa pode substituir o sistema e acabar de vez com as despesas com energia elétrica.

Infelizmente, os custos para a construção de uma casa com os mesmos padrões do protótipo em conclusão ainda são altos, segundo Newmark, mas os gastos compensam, porque o sistema só vai precisar da manutenção periódica das baterias, que recebem e armazenam a energia solar e/ou eólica, e a troca desses equipamentos a cada dois anos. As baterias, conforme Newmark, são as mesmas utilizadas em carros. Senai vai buscar apoio da Caixa Com a inauguração da Casa Ecológica Eficiente, ele espera que o público passe a entender melhor o quanto as energias renováveis podem ser melhor aproveitadas e eficientes na substituição do sistema normal de energia. Os responsáveis pelo projeto vão tentar, com a Caixa Econômica Federal, a aprovação para financiamentos de casas com essa tecnologia, de modo a beneficiar a população. Para isso, de acordo com Newmark, o protótipo precisa ser concretizado e os efeitos positivos confirmados.

O engenheiro garante que a energia eólica e solar pode manter a residência alimentada de energia até nos dias de chuva (sem sol) e à noite, a partir da carga armazenada nas baterias. As baterias ainda podem ser dimensionadas com a capacidade de armazenamento para quantos dias a empresa ou a residência necessitem. Nesse caso, será instalado o número de baterias necessário para armazenar a energia.

A casa está sendo construída com tijolos ecológicos (que não são queimados), produzidos por uma empresa com o apoio da Atecel, na própria Ucip. Cada parede é erguida por duas telas de ferro, com isopor no meio, e rebocada com os produtos comuns da construção civil. Por causa do isopor, a temperatura no interior é sempre a mesma, independente do clima, e por isso as paredes são consideradas térmicas. (RA)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram