JornalCana

Certificações ISO e o Sistema de Qualidade, Segurança e Ambiental nas empresas

Em um mundo cada vez mais globalizado e uma feroz competitividade nos mundos dos negócios entre as empresas.É inegável que a certificação é uma ferramenta fundamental para as organizações que querem conseguir destaque no cenário nacional e, conseqüentemente, no internacional. Afinal, a organização que procura se adequar a alguma norma e, por conseqüência dessa adaptação, obtém e mantém a certificação, cria um grande diferencial competitivo frente aos seus concorrentes.

Ë incrível como muito se discute, entretanto, quanto de valor que uma certificação agrega à companhia que a alcança. Quando digo valor, não me refiro ao financeiro. Mas como todas as empresas não são constituídas com o intuito de gerar lucro,pois senão qual o sentido ? Com certeza. Para que possamos gerá-lo, porém, é preciso que aconteçam diversas situações. O lucro, normalmente, não vem da noite para o dia. Quero deixar claro que estamos falando do valor adquirido pela organização durante a identificação e padronização dos seus processos e a sua preocupação como meio ambiente e a saúde ocupacional de seus funcionários.

A certificação configura uma forma de organização empresarial – de se colocar as coisas nos seus devidos lugares de maneira sistêmica; ajuda as companhias a entender o que se passa internamente e, de certa forma, orienta no tratamento dos processos e ações que devem ser executados para que não-conformidades não ocorram novamente; e também auxilia as organizações a desenvolver um apreço maior pelos seus clientes, auxiliando no desenvolvimento de lideranças, e contribui para o envolvimento das pessoas.

Podemos destacar ainda outros benefícios obtidos com o processo de certificação: grande oportunidade para impulsionar a imagem da organização; aumento da satisfação dos clientes; mudança de foco da correção para a prevenção; mobilização em torno de um objetivo comum; redução de desperdícios e custos;evita problemas com o meio ambiente e claro não aumenta ou melhor não inicia um passivo trabalhista referente a incidentes .

No panorama atual, é possível observarmos que organizações dos mais diversos setores têm exigido de seus fornecedores, tanto de produtos quanto de serviços, a conquista de certificações como forma de qualificação e garantia de atendimento aos requisitos contratuais pré-estabelecidos.

Devemos ter em mente que a certificação, independentemente da norma ISO, resultará sempre em uma grande mudança cultural dentro da organização. Contudo, é necessário que as pessoas entendam sua real importância e benefícios para a empresa e cada profissional.Por fim, cabe ressaltar que a certificação não é apenas um quadro que se pendura na parede da recepção e em outros locais da empresa para ser utilizada como marketing. Sem dúvida, nossas certificações foram conquistadas com mérito e esforço e podemos visualizar sua real importância e os ganhos resultantes para a organização. A certificação ISO não é uma moda passageira, mas um passo importante na busca pela excelência organizacional e claro uma excelente ferramenta para vencer em mundo cada vez mais competitivo.

Roberto Roche;PDSc

Coordenador de QSMS

robertoroche@rroche.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram