JornalCana

Ceplac negocia com Petrobras projeto sobre combustível com dendê

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) negocia com a Petrobras um projeto-piloto para a produção de biocombustíveis, a partir do dendê, na região sul da Bahia, o chamado “dendiesel”. Ao longo dos últimos 20 anos, a Ceplac pesquisou a produção de combustível a partir do dendê, desacelerou os estudos e retoma agora os projetos, depois do governo lançar ontem um programa nacional que vai adicionar 2% de biodiesel ao diesel de petróleo, já em 2005.

A Ceplac aposta que a produção do biocombustível exigirá a ampliação das plantações de dendê na região, o que deve gerar mais empregos e renda à população local. O gerente de Energias Renováveis da Petrobras, José Carlos Miragaya, visitou recentemente a região para estabelecer as bases do acordo entre as duas empresas.

“Temos interesse em incentivar a produção de oleaginosas no sul da Bahia, principalmente do dendê, um cultivo potencialmente importante para a economia regional”, afirma. Ele se declarou “favoravelmente impressionado” com o nível técnico dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Ceplac sobre o tema.

Além de já ter experiência na produção do “dendiesel”, a Ceplac dispõe também de um vasto conhecimento agronômico em relação ao dendê, com o domínio da área de melhoramento genético das plantas. Para o superintendente regional da Ceplac, Wellington Duarte, além de ser uma prioridade do governo federal, a produção de energia renovável tem na aptidão regional a garantia para a geração de biocombustível.

Segundo ele, as características favoráveis da região sul da Bahia para o desenvolvimento do projeto devem assegurar o cumprimento de todas as etapas da produção do “dendiesel”. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram