JornalCana

Cepea mostra a direção do biodiesel

A soja como matéria-prima do biodiesel era um ano atrás a forma mais viável de se produzir o combustível, segundo estudo divulgado ontem pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq). Para biodiesel obtido por meio do grão como matéria-prima comprada no mercado, em uma usina média, com capacidade de 40 mil toneladas ao ano, o custo final do produto chegou a R$ 0,902 na região Norte, o mais baixo apurado na pequisa. O objetivo do trabalho encomendado e realizado em parceria com a Dedini, é oferecer parâmetros de custos e de perspectiva de receita aos investidores potenciais neste setor de atividade.

O levantamento, que foi feito com base em valores coletados durante a safra 2004/05 conduz ainda a muitas outras conclusões. Segundo a pesquisadora do Cepea Ana Paula Silva, o Programa Nacional de Biodiesel está em sua fase inicial e muitas das matérias-primas utilizadas nesse levantamento não serão necessariamente as mais indicadas quando a produção desse combustível estiver consolidada. Ana Paula ressalta que essas matérias-primas estão sujeitas às oscilações de mercado. “Não serão, entretanto, as mais adequadas para serem transformadas em combustível”, afirmou a pesquisadora.

O óleo de dendê, por exemplo, segundo afirmou, são produtos nobres e, por isso, pouco apropriadas para esse fim. Por essa razão, os pesquisadores do Cepea consideram os preços coletados com esses produtos uma mera referência para o planejamento de novos empreendimentos. É provável que no processo de maturação do programa de biodiesel outras sementes surgirão como mais apropriadas para a produção do combustível. Produtos indicados para outros fins, como a mamona e a palma, são importantes matérias-primas para a industria e por isso, sua oferta pode se tornar insuficiente para a produção de biodiesel.

A diversidade de sementes indicadas para esse fim faz com que os projetos para a construção de usinas de biodiesel sejam flexíveis, isto é, que aceitem uma grande variedade de sementes para a produção. Isso faz com que, tecnicamente, a principal matéria-prima do biodiesel não sejam grãos, mas o óleo neutralizado que se obtém a partir das diversas sementes. Entre os vegetais que estão sendo pesquisados para esse fim é o pinhão manso, uma planta que até recentemente era indicada para a recuperação de solos degradados.

Essas e outras conclusões foram apresentadas pelos técnicos do Cepea no II Simpósio do Agronegócio de Plantas Oleaginosas realizado na Esalq/USP promovidos ontem em Piracicaba, São Paulo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram