A menos de um mês do último trimestre do ano, grupos e usinas se preparam para a safra de cana-de-açúcar 2021/22. Isso depois de um ciclo bastante conturbado devido à pandemia da Covid-19 e queda nos preços do petróleo que afetou agudamente o mercado de etanol, forçando o mix das usinas para produção de açúcar. Além disso, as usinas tiveram que se adaptar rapidamente às novas necessidades sanitárias que impactaram os turnos de trabalho. Pode se acrescentar a essa lista a aceleração de implementações tecnológicas que ocorreram nas áreas agrícola, industrial e administrativa.
Tendo em vista esses detalhes, chegou o momento em que os executivos precisam “voltar à prancheta” e planejar a próxima safra. Pensando em debater quais são as perspectivas e avaliar como as usinas estão se preparando para a safra de cana-de-açúcar 2021/22, o JornalCana promoveu ontem (9/9), o 2º CEO MEETING. O evento online reuniu CEOs de 4 expressivos grupos do setor. Veja quem são eles:
Alberto Pedrosa, CEO da Clealco
CEO da Clealco desde outubro de 2017, Alberto Pedrosa é Engenheiro Mecânico formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), com extensão acadêmica em Gestão pelo Insead e em administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Em recente entrevista ao JornalCana, o CEO do grupo apresentou plano estratégico para levar a empresa para um novo patamar de moagem e faturamento e geração de caixa expressivo. Assim como, encontrar uma solução societária para o grupo, visando novos investimentos e progresso.
Luiz Paulo Sant’Anna, diretor geral da Cevasa
O diretor geral da Cevasa, é um executivo que se destaca no setor principalmente por suas estratégias para ampliar a produtividade sem a necessidade de realizar grandes investimentos financeiros. Em julho desse ano, a usina teve recorde em moagem, processando um milhão de toneladas em menor tempo (81 dias). Houve também melhora na performance em extração % ART (97,1%) da cana processada. O que mostra que a companhia está focada em superar as dificuldades que o atual cenário impõe e conquistar números excelentes.
Mário Lorencatto, CEO da Coruripe
O economista Mario Luiz Lorencatto assumiu a presidência da Usina Coruripe em 2018. Lorencatto é graduado em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP). Nesta safra a Coruripe está batendo recordes, com a ampliação da moagem em quase 3%, alcançando cerca de 15 milhões de toneladas. Além de aumentar a produção de açúcar em quase 4% e elevar em mais de 5% a geração de energia elétrica. Espera-se fechar a safra 2020/21 com aumento próximo a 7% de faturamento refletindo a implementação de várias ações para melhoria da produtividade e redução de custos.
Sergino Ribeiro de Mendonça Neto, diretor presidente da Vale Verdão
O executivo da Vale do Verdão é conhecido pela excelência na gestão do grupo trabalhando com controle rigoroso de custos e conservadorismo sustentável em relação ao mercado. A Vale Verdão possui uma estrutura bastante verticalizada, com capital próprio e pouco manejo de cana de fornecedores. O grupo possui 81.850 hectares de lavouras de cana-de-açúcar; 95.000 ha de lavouras cultivadas com grãos a cada ano (7,2 mil ha irrigados em 72 pivôs) e 61.000 cabeças de gado em cria, recria e engorda (pasto + confinamento).
Apresentado pelo jornalista e diretor da ProCana Brasil, Josias Messias, a Quarta-feira Estratégica do JornalCana já está disponível no canal JornalCana do YouTube.
Patrocínio:
HB Saúde – Humanização e Tecnologia em Saúde
Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas
S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, instalado em mais de 40 usinas e gerando ganhos superiores a R$ 1/TC. Veja mais em www.usina40.com.br.