Mercado

Centro-Sul produz meio bilhão de toneladas de cana

A região Centro-Sul produziu quase meio bilhão de toneladas de cana-de-açúcar até dezembro de 2008, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que divulgou nesta quarta-feira os dados do acompanhamento da safra 2008/09. ´A disponibilidade de cana-de-açúcar e as condições climáticas favoráveis à colheita no mês de dezembro de 2008 permitiram que muitas unidades mantivessem a moagem até o dia 22 de dezembro, quando grande parte das empresas encerrou a moagem na atual safra´, informa a associação, em nota à imprensa.

O volume de cana esmagado foi de 28,05 milhões de toneladas no mês, recorde para dezembro no Centro-Sul do País. Desse total, 21,46 milhões foram processados na primeira quinzena e 6,59 milhões na segunda. No acumulado da safra 2008/09, de acordo com a Unica, o volume registrado até o último dia de dezembro de 2008 chegou a 496,7 milhões de toneladas, 15,47% acima do acumulado na safra anterior no mesmo período.

O total indica que a primeira estimativa de moagem da associação, anunciada no início da safra, que apontava para um total de 498 milhões de toneladas, deverá ser atingida ou mesmo levemente superada.

Das 298 unidades produtoras que processam cana nesta safra, 40 mantiveram a moagem de cana no inicio de janeiro, processo já interrompido por muitas dessas usinas devido à ausência de condições climáticas favoráveis à colheita.

O estado de São Paulo responde por 69% do total da cana esmagada no Centro-Sul, com um volume de 341,8 milhões de toneladas até 31 de dezembro. O maior incremento na moagem em relação à safra anterior aconteceu no estado de Goiás, onde o crescimento foi de 40% em função do inicio de moagem de dez novas unidades produtoras. Na região Centro-Sul como um todo, as 30 unidades produtoras que iniciaram a moagem nesta safra esmagaram, até 31 de dezembro, 16,6 milhões de toneladas, respondendo por 3,4% do total da cana esmagada na região. Mesmo com a recuperação no atraso da moagem, ainda permanece uma disponibilidade de cana não moída na safra que é superior a 30 milhões de toneladas.

Banner Revistas Mobile