Agricultura

Centro-Sul moerá 2% mais, prevê INTL FCStone

Centro-Sul moerá 2% mais, prevê INTL FCStone

Por conta principalmente das chuvas em volume superior ao esperado em fevereiro e março últimos, com melhora na situação de umidade dos solos, a safra de cana-de-açúcar do Centro-Sul projeta avanço de 2% na moagem em relação a 2014.

Moagem deve avançar 2%, segundo a INTL FCStone

Com isso, deverão ser processadas 582,9 milhões de toneladas na principal região produtora de açúcar e de etanol do país.

A avaliação é da consultoria INTL FCStone em sua primeira revisão de estimativa da safra de cana 2015/16 no Centro-Sul.

“Nestes dois meses [fevereiro e março] muito importantes para o desenvolvimento dos canaviais, as regiões produtoras do Centro-Sul receberam, em média, precipitação 40% maior que no ano anterior”, menciona a empresa em relatório.

Leia mais: Açúcar deve se recuperar no segundo semestre

A moagem deve ser impactada diretamente pela melhora da condição hídrica dos solos nos últimos meses. Com os canaviais se recuperando de um ano com chuvas abaixo do esperado em meses cruciais para o desenvolvimento da planta, a produtividade agrícola deverá alcançar nível acima do que era previamente esperado, embora ainda continue abaixo da média histórica da região.

Leia mais: Para Canaplan, moagem média fica em 556 mi de toneladas

Quanto à qualidade da matéria-prima, estima-se ligeira redução na concentração de açúcares em relação ao ciclo 2014/15. Isso deve ocorrer devido ao aumento, mesmo que suave, da precipitação.

Leia mais: Safra será 3,1% maior, prevê Conab

“Estimamos o ATR médio em 135,2 kg/T, 1% a menos do que na safra passada. Esta concentração levaria a disponibilidade final de açúcares recuperáveis para 78,8 milhões de toneladas, praticamente 1% acima da temporada anterior”, afirma.

A consultoria projeta, ainda, um mix alcooleiro de 57,3%. Esta proporção da matéria-prima deve ser utilizada para a produção de 15,2 bilhões de litros de hidratado e 11,3 bilhões de litros de anidro, totalizando 26,4 bilhões de litros do biocombustível.

Já a produção açucareira deve consumir 42,7% da disponibilidade de ATR, totalizando 32,1 milhões de toneladas do adoçante, uma elevação de 0,3% em relação à safra anterior.

Banner Revistas Mobile