JornalCana

Centro de pesquisa sobre bioetanol começa a ser construído em Campinas

Foi assinado nesta quarta-feira (14) o contrato referente à construção das instalações do Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/MCT), em Campinas (SP). A empresa contratada pela Associação Brasileira de Luz Síncrotron (ABTLuS), gestora do CTBE, dará início às obras ainda nesta semana. A previsão de entrega do edifício está marcada para setembro de 2009.

Algo próximo de R$ 8 milhões será investido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) na construção da infra-estrutura do CTBE. Os 4.500 m2 de edifício construído abrigarão as instalações laboratoriais e administrativas do Centro.

A proposta desse laboratório nacional é realizar pesquisa, desenvolvimento e inovação na cadeia produtiva de cana-de-açúcar/bioetanol. Atualmente, o Brasil lidera a produção mundial de etanol de cana (22 bilhões de litros em 2007). Mas, para que tal liderança se mantenha nas próximas décadas, pesquisas brasileiras apontam que uma série de gargalos agrícolas e tecnológicos precisam ser superados.

Um deles, segundo o diretor do CTBE, Marco Aurélio Pinheiro Lima, é o desenvolvimento de uma tecnologia industrial de conversão do bagaço de cana-de-açúcar em etanol. Outro se refere à criação de um programa de mecanização para os canaviais que diminua o impacto das máquinas sobre o solo, permita o plantio direto e aproveite a água de modo mais racional. Um terceiro entrave diz respeito à elaboração de modelos de sustentabilidade econômica, social e ambiental para esse biocombustível. Cada uma dessas temáticas será trabalhada por programas de pesquisas específicos dentro do CTBE.

Lima diz que esses programas implantados pelo Centro devem se desenvolver de forma plena depois que as instalações do CTBE estiverem prontas. Por isso a importância das obras que agora se iniciam. Assim que a estrutura de pesquisa do laboratório estiver pronta, 80 pesquisadores trabalharão para o desenvolvimento deste estratégico item da agenda tecnológica brasileira.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram