JornalCana

Cenário positivo em 2005 estimula investimentos

Ao contrário das expectativas baixistas feitas para o desempenho dos preços internacionais dos grãos para 2005, o setor sucroalcooleiro deverá ter mais um bom ano de negócios. O Brasil deverá registrar mais uma safra recorde de cana, mas o impacto negativo com a maior oferta deverá ser minimizado pelo déficit de produção de grandes países produtores, como a Índia. E o álcool terá um papel fundamental neste mercado, uma vez que deverá enxugar boa parte da oferta de açúcar do Brasil por conta das boas perspectivas de crescimento da demanda pelo combustível no mercado internacional.

Esse cenário positivo para açúcar e álcool sustenta as projeções de investimentos futuros do setor. Nos programas de investimentos, há projeções para que o setor aporte cerca de US$ 3 bilhões até 2010, com a construção de 40 novas usinas somente na região Centro-Sul do país, de acordo com estimativas de Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica).

Alguns desses projetos já estão em andamento, segundo a Unica. Para cada projeto, o investimento é de, no mínimo, US$ 80 milhões, incluindo a parte industrial e agrícola. Para a safra 2005/06, a expectativa de que 12 novas usinas sucroalcooleiro já estejam em operação, o que inclui São Paulo e Minas Gerais.

As projeções apontam para uma colheita de 350 milhões de toneladas de cana para a próxima safra, ante uma estimativa de 330 milhões de toneladas neste atual ciclo. Para Cenário positivo em 2005 estimula investimentos 2010, se confirmados os investimentos, a moagem da matériaprima poderá ultrapassar 500 milhões de toneladas somente no Centro-Sul.

Para sustentar toda a expansão para o setor, a Unica trabalha com um crescimento de área nos próximos cinco anos dos atuais 5,2 milhões de

hectares para 7,2 milhões de hectares em 2010. Se todos os projetos forem confirmados, a região Centro-Sul do país – responsável por

85% da produção nacional – terá uma oferta extra de 10 bilhões a 15

bilhões de litros de álcool, dobrando o atual volume produzido no país.

Hoje a produção brasileira está estimada em 15 bilhões de litros. Há uma demanda maior por álcool no mercado interno, com os investimentos nos veículos flex fuel (os chamados bicombustíveis), observou Pádua.

Confira matéria completa na edição de dezembro do JornalCana, em “Produção Dados e Notícias”, página 24.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram