JornalCana

CENÁRIO NEBULOSO PARALISA INVESTIMENTOS

Cunha, da Rio do Cachimbo

Diante do cenário nebuloso, os investimentos na Rio do Cachimbo, de João Pinheiro/MG, foram postergados, afirmou Zeno Cunha, diretor comercial da Destilaria. A empresa, que produz cerca de 30 milhões de litros por ano e esmaga 350 mil toneladas de cana a cada safra, sendo 70% cana própria e 30% de fornecedores, inicia as atividades sempre na primeira quinzena de abril, atrasou em duas semanas o início da produção para sentir como ficaria o cenário.

O consumo recorde de etanol, no ano passado, incentivou a empresa a fazer vários planos de investimentos, que foram postergados devido à atual situação. “A nossa intenção era aumentar a produção em 40% nos próximos cinco anos, iniciando os investimentos necessários este ano, como ajustes na indústria e na parte agrícola com melhorias na irrigação, entre outros. Vamos continuar produzindo nos próximos 60 dias e ver o que acontece”, disse.

A São José Agroindústria, de Igarassu/PE, também previa investimentos para esta safra, como troca de frotas, com aquisição de novos caminhões e tratores, como também, na indústria, com melhorias na automação e compra de nova centrífuga de açúcar, mas só irá continuar com os projetos que tiverem retorno nesta safra.

Entre eles, os que não serão postergados, estão os ajustes para aumentar a fabricação de açúcar. “A gente procura ter uma boa saúde financeira e como tem um cenário futuro que você não consegue fazer uma leitura completa, você tende a ser conservador nestas horas”, disse Frederico Augusto Cavalcanti de Petribú Vilaça, diretor Presidente da usina.

A preocupação agora é com a safra que se iniciará em agosto e como o cenário estará até lá. A estimativa da companhia é de produzir de 2.500.000 scs de açúcar, um pouco a mais do que foi produzido na temporada passada, que foi de 2.265.000 scs. Já a produção de etanol está estimada em 27.000.000 litros, mesmo volume da safra 2019/2020.

A SJC Bioenergia, dona das Usina São Francisco, localizada em Quirinópolis/GO e Usina Rio Dourado, com sede em Cachoeira Dourada/GO, já vem trabalhando nos últimos anos para fortalecer sua robustez diante das variações do mercado.

Baixe o PDF da edição de maio/20 do JornalCana clicando aqui.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram