JornalCana

Cemig cai 5% com nova derrota na tentativa de manter usina

As ações da Cemig desabaram 3,5% em um minuto e entraram em leilão na Bovespa. Neste momento, o papel marca queda de 4,9%, figurando no menor patamar do dia. No radar, a companhia teve nova derrota na tentativa de manter a usina de Miranda.

Segundo reportagem do Valor, a companhia teve mais um recurso rejeitado envolvendo a tentativa de manter a concessão de hidrelétricas com o patamar de remuneração anterior à Medida Provisória 579, de 2012. Desta vez, a companhia contestava, na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a recomendação feita ao Ministério de Minas e Energia de retomar a usina Miranda, com potência de 408 megawatts (MW).

A posição da agência é um novo desdobramento da decisão da Cemig que recusou – a exemplo da Cesp e da Copel – a proposta de renovação antecipada das concessões de geração por mais 30 anos. Em contraste à estratégia do grupo Eletrobras, a companhia mineira não aceitou a prorrogação dos contratos com forte queda na remuneração dos projetos. Na época, o objetivo do governo era viabilizar o plano de redução das tarifas.

Vale lembrar, no entanto, que ontem, a diretoria da Aneel tomou uma decisão positiva que era aguardada pelo grupo mineiro. O colegiado homologou o valor de indenização relacionado aos investimentos em rede de transmissão que não foram amortizados na vigência dos contratos de concessão. A agência reguladora reconheceu que a Cemig terá direito de receber o total de R$ 892 milhões.

(Fonte: Infomoney)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram