JornalCana

Célula a combustível em miniatura

Cientistas do Instituto de Pesquisas Industriais Avançadas, no Japão, conseguiram fabricar uma célula a combustível do tamanho de um cubo de açúcar. A mini-célula a combustível deverá permitir a construção de fontes de geração de energia limpa super-compactas e com variadas capacidades de tensão e corrente.

Pilhas e baterias

Embora haja muita confusão na utilização dos termos pilha e bateria, elas são coisas diferentes. A unidade básica de geração de energia eletroquímica é chamada de célula. Uma pilha nada mais é do que uma única célula dessas. Já uma bateria resulta da união de diversas pilhas, o que permitiu que se dispusesse de fontes portáteis de energia de variadas tensões e capacidades de corrente.

A nova mini-célula agora lançada deverá ter sobre o campo das células a combustível o mesmo impacto representado pela possibilidade da união das pilhas eletroquímicas para formar baterias.

Célula a combustível miniatura

A célula a combustível em miniatura é do tipo SOFC (“Solid Oxide Fuel Cell”), inteiramente contida em uma estrutura de um centímetro cúbico de volume. As células tubulares individuais têm diâmetros entre 0,8 e 2 milímetros. Os testes confirmaram a geração de 2 watts de potência por centímetro cúbico, com uma potência de 4,5 A.

A grande miniaturização da célula a combustível abre a perspectiva da construção de conjuntos completos resultantes da ligação dessas mini-células em série ou em paralelo, criando desde conjuntos portáteis capazes de gerar algumas dezenas de watts, até grandes conjuntos de várias dezenas de centímetros cúbicos capazes de alimentar automóveis ou geradores estacionários para residências e fábricas

Apesar dos avanços, várias aplicações ainda terão restrições quanto ao uso das células a combustível do tipo SOFC: a elevada temperatura de sua operação. Há pouco tempo atrás, essas células somente funcionavam entre 800 e 1000 °C. A célula a combustível miniaturizada agora apresentada funciona a 550 °C. Está melhorando, mas ainda falta bastante para se ter uma dessas alimentando um tocador de MP3.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram