Usinas

CEISE Br faz balanço do primeiro ano de gestão da atual gestão

Ações coordenadas pela administração em 2023 reforçam relevância da instituição no cenário nacional

CEISE Br faz balanço do primeiro ano de gestão da atual gestão

Sob o comando de Rosana Amadeu Silva, a primeira mulher a assumir a presidência da entidade, o CEISE Br imprimiu um maior dinamismo às ações da instituição, assumindo definitivamente um papel de relevância no cenário nacional.

No momento que o setor bioenergético se prepara para protagonizar as transformações nesse período marcado pela transição energética, a nova gestão promoveu neste primeiro ano, ações que refletem o preparo para estar à frente dos grandes desafios que estão por vir.

A edição deste ano da Fenasucro & Agrocana, não apenas consolidou a feira, como a maior evento mundial do setor, como apresentou um indicativo do que podemos esperar da edição histórica de 2024, quando se completa 30 anos de feira.

LEIA MAIS > Retomada de ativos de usinas paralisadas tende a crescer em 2024

Nesta última edição, a feira apontou para o potencial de novas oportunidades para a cadeia sucroenergética, como biogás, biometano e hidrogênio verde. Participaram da área de exposição mais de 800 marcas. Além disso, várias empresas do setor, de porte pequeno e médio, participaram da feira no estande do Sebrae.

Esta participação foi facultada às empresas integrantes do APL (Arranjo Produtivo Local) Metalmecânico de Sertãozinho, cuja gestão será assumida pelo CEISE Br a partir do próximo ano para buscar aprimoramento da infraestrutura industrial, desenvolvimento cooperativo, geração de emprego e renda e acesso a mercados.

Outro ponto alto foi a Rodada Internacional de Negócios, que contou com a participação de 62 empresas brasileiras, que ofereceram seus produtos, equipamentos e serviços para players de oito países.

Transição energética, sustentabilidade e representatividade são marcas da nova gestão do CEISE Br. Em 2023, o CEISE Br e a COGEN (Associação da Indústria de Cogeração de Energia) celebraram acordo de difusão no setor de bioenergia, através de um termo de cooperação para ações conjuntas.

LEIA MAIS > Tereos atinge safra recorde com 21,1 milhões de toneladas de cana processadas

Fortalecer a atuação política seja nas esferas municipais, estaduais e federal foi a tônica adotada pela nova gestão, que entre outros importantes encontros, apresentou ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin solicitação para participar do Conselhão (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável), que é integrado pelos mais diversos setores da sociedade.

Apostando na formação e capacitação das futuras lideranças, o CEISE Br, firmou parceria com a Harven Agribusiness School, a primeira faculdade voltada exclusivamente para o Agronegócio. A exemplo desta parceria com a Harven, o CEISE Br também estabeleceu uma parceria com a FUNDACE – Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, também com sede em Ribeirão Preto. Segundo Rosana Amadeu, “a busca de novas parcerias está entre as ações que serão implementadas em 2024, visando o crescimento e fortalecimento da entidade, ampliando a gama de serviços oferecidos aos nossos associados”, afirmou.

Estas e outras ações podem ser conferidas na Revista “CEISE Br Tecnologia Industrial em Bioenergia”, lançada em dezembro pela atual gestão.

Banner Revistas Mobile