JornalCana

CEIP, o certificado emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que garante retorno econômico à pec

O uso de touros de genética superior constitui-se em ferramenta indispensável à produção de novilhos precoces, que fornecerão carne de qualidade e no menor tempo possível, aumentando a lucratividade dos pecuaristas. Nesse contexto, a pecuária de corte no Brasil tem muito a ganhar com o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), documento concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a projetos pecuários reconhecidamente melhoradores e profissionais. Por sua rigidez técnica, o CEIP é emitido somente aos melhores animais de cada safra dos projetos devidamente avaliados e aprovados pelo MAPA – normalmente, os 20% melhores. O objetivo dessa seleção é oferecer ao mercado reprodutores qualificados e capazes de produzir mais e melhor.

Os projetos pecuários da Agropecuária CFM, São José do Rio Preto/SP (Nelore CFM e Programa Montana) têm CEIP. “Trata-se, sem dúvida alguma, de um verdadeiro selo de qualidade da genética superior”, afirma Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM.

O CEIP está aberto a todos os projetos de melhoramento genético. Mas sua obtenção exige o cumprimento de uma série de exigências, principalmente em relação caráter melhorador dos animais. “Em outras palavras, animal com CEIP é animal provado pelo projeto pecuário com chancela do MAPA. São esses animais que ajudarão os pecuaristas a ter o que mais almejam, ou seja, o retorno econômico”, ressalta Teixeira.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram