JornalCana

Ceará terá mais duas usinas de biodiesel

O Ceará ganha, na próxima sexta-feira, mais uma usina para produção de biodiesel. A unidade será inaugurada no município de Tauá, a 400 km de Fortaleza, e é a primeira de duas usinas piloto do combustível a ser instalada pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) no Nordeste. A outra, também no Estado, ficará localizada no município de Piquet Carneiro e tem inauguração prevista para os próximos 30 dias. Para a instalação das duas usinas, o Dnocs celebrou convênio, no valor de R$ 1,3 milhão, com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Com capacidade para produzir, anualmente, 864 mil litros de biodiesel, a usina piloto de Tauá tem como principal objetivo fomentar a produção da mamona em áreas onde ela já se desenvolve naturalmente, segundo explicou o diretor-geral do Dnocs, Eudoro Santana. “Nós desejamos difundir a tecnologia de produção do biodiesel junto aos pequenos produtores, buscando um efeito multiplicador na região”, acrescenta.

Para o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, que inaugurará a unidade piloto de Tauá, a instalação das duas usinas na região dos Inhamuns — uma das áreas de menor pluviometria do Nordeste — indica a correta atuação do Dnocs no sentido de contribuir para a revitalização da cadeia produtiva da mamona e a conseqüente inclusão social no semi-árido, gerando emprego e renda.

“Após observarmos o desempenho dessas duas usinas piloto, pretendemos abrir outras unidades espalhadas pelo semi-árido, pois além da questão energética, o biodiesel é um dos grandes projetos do governo Lula para geração de emprego e renda”, destacou.

Além da mamona, as usinas poderão utilizar óleos de outros vegetais, como o babaçu, a soja e o girassol. Com a usina piloto de Tauá, o Ceará já passa a contar com duas unidades para produzir biodiesel. A primeira fica em Quixeramobim, com capacidade de produção de 500 litros/dia do combustível. O biodiesel é uma das fontes de matriz energética do futuro pelas suas qualidades não agressivas ao meio ambiente, por ser renovável e não poluente.

PROJETOS – Além das usinas piloto para produção de biodiesel, o ministro cita ainda o projeto da Transnordestina, já em vias de construção, e de integração da Bacia do Rio São Francisco, beneficiando também o Ceará.

Segundo Brito, as obras para transposição das águas do São Francisco já estão prontas para ser iniciadas, com recursos de R$ 100 milhões já liberados para o Ministério da Defesa, para que o Exército comece os trabalhos. “Estamos aguardando apenas que a Justiça derrube uma liminar que impede o início das obras”, justifica o ministro. Para ele, a expectativa é de que isto aconteça tão logo acabe o recesso da Justiça, que se inicia no próximo mês e acaba em agosto.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram