JornalCana

Ceará receberá a primeira usina de hidrogênio verde do Brasil

Sua operação deve ser iniciada em dezembro de 2022

O governador Camilo Santana anunciou na quarta-feira (1º), a instalação de um projeto piloto para implantação de uma usina de hidrogênio verde no Ceará, que será a primeira do Brasil.

Com capacidade de produção de 250 Nm3/h do gás, a nova usina deverá iniciar a operação  já em dezembro de 2022, atraindo um total de R$ 41,9 milhões de investimento feito pela multinacional EDP do Brasil.

Camilo celebrou que o Ceará está se tornando a casa do hidrogênio verde. “Temos apostado muito nessa energia limpa, e a EDP já gera mais de 350 empregos diretos no Ceará no Porto do Pecém com sua termelétrica, que produz quase a metade do consumo de energia de todo o Estado”, disse.

Instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), a planta será a primeira do grupo, com capacidade de 3 MW e um módulo eletrolisador de última geração para produção do combustível com garantia de origem renovável. A unidade modular terá capacidade de produzir 250 Nm3/h do gás.

LEIA MAIS > Bioenergia é destacada como fator decisivo na diminuição da emissão de carbono
Legenda da foto: O governador Camilo Santana ao lado da diretoria da EDP; © Carlos Gibaja/ Gov. Do Ceará

O projeto da usina de H2 foi apresentado pelo CEO da EDP no Brasil, João Marques da Cruz. “Considerando que o Ceará reúne características estratégicas para protagonizar o processo de introdução do hidrogênio verde no país, seja por seu excepcional potencial solar e eólico – fundamental para a produção do gás – seja por sua localização e pela oferta de excelente. A infraestrutura para o escoamento desse produto ao mercado internacional, elegemos o estado para abrigar nossa primeira planta de hidrogênio verde no Brasil. Este projeto posicionará o Ceará de forma pioneira na geração de conhecimento sobre o tema e no centro de uma vasta cadeia produtiva e de aplicação desse combustível”, afirmou.

A usina de Hidrogênio Verde (Pecém H2V) da EDP é um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da UTE Pecém, instalada em São Gonçalo do Amarante (CE), que deve gerar o combustível limpo com garantia de origem renovável, além de desenvolver um roadmap com análises de cenários de escalabilidade, considerando todos os elos a jusante e montante da produção do hidrogênio.

Ao longo do projeto, serão analisados a cadeia produtiva do gás; modelos de negócios; parcerias estratégicas com indústrias, empresas de serviços e empresas automotivas; geração e armazenamento do combustível; e adaptações em mobilidade utilizando o gás hidrogênio, nos transportes rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram