JornalCana

Ceará amplia produção de energia eólica

Cinco novos projetos de energia eólica para o Ceará serão contratados pela Eletrobrás para o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). Isso representa aumento de 222,5 megawatts (MW) na potência elétrica produzida pelo Estado. Os projetos serão desenvolvidos em Aracati, Acaraú, Amontada e São Gonçalo do Amarante por empresas privadas, em parceria com o Governo estadual.

O anúncio da aprovação dos projetos chegou ao secretário da Infra-estrutura do Estado, Luiz Eduardo Barbosa de Moraes, na última sexta-feira. Até então, oito projetos de geração de energia eólica no Ceará com potência de 264,34 MW já haviam sido habilitados no programa. Com a aprovação dos novos projetos, o Estado poderá produzir 486,84 MW no total. ‘A nossa expectativa era de que 500 MW fossem contratados pelo programa. Chegamos perto disso’, afirma o secretário.

O Ceará tem outros projetos, mas não pode mais concorrer ao financiamento do Proinfa porque atingiu o limite de contratação previsto nas regras do programa. Cada estado tem cota de 1,1 mil MW para fontes eólica, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH). Apenas 20% desse total pode ser destinado à geração de energia por meio de ventos. No entanto, como o Ceará não tem projetos para as outras fontes, ficou limitado à fonte eólica. Para compensar o prejuízo, pode ultrapassar o limite, conforme prevê a lei do Proinfa. Dessa forma, o Estado fica responsável por 37% do total de energia a ser gerada pelo Proinfa.

Independente do programa, o Governo do Estado vai contruir mais dois parques eólicos, um em Paracuru e outro em Camocim, com 30 MW de potência cada. O edital para a licitação desses parques está para ser lançado, mas ainda não há data definida.

As pesquisas para implantação dos parques eólicos foram iniciadas em 1990. Atualmente, o Governo Estadual avalia a possibilidade de implantar sistemas de geração de energia por meio de ondas do mar. ‘O Ceará sempre esteve na vanguarda no uso de novas fontes de energia renováveis’, diz.

O Brasil produz hoje apenas 28,6 MW de energia eólica, dos quais 17,4 MW estão no Ceará, o que corresponde a 76% do total. Hoje, estão em operação no Estado os parques eólicos da Prainha (10 MW), Taíba (5 MW) e Mucuripe (2,4 MW). O Estado possui um dos maiores potenciais comprovados de geração de energia pelos ventos. Em torno de 25 mil MW no continente e mais 10,5 mil MW off shore (no mar).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram