JornalCana

CE admite dificuldades para acordo

O representante da Direção-Geral de Comércio da Comissão Européia, Karl Falkenberg, admitiu ontem dificuldades para a concretização do acordo comercial entre a União Européia (UE) e o Mercosul.

Em um fórum de discussão em Londres sobre os blocos, apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Falkenberg disse que há muitas divergências entre as duas partes, devido à insistência dos sul-americanos em relação aos produtos agrícolas e dos europeus nas áreas de serviços e investimentos.

Para avançar em um acordo, a UE terá que abrir mais seu mercado aos produtos agrícolas, e o Mercosul teria de aceitar a abertura para investimentos e serviços europeus, acrescentou. Falkenberg admitiu a preocupação de abrir o mercado da UE para a agricultura, crucial para o Mercosul. Segundo ele, a UE é o melhor cliente do Mercosul, mas também o mais criticado, referindo-se ao fracasso das negociações comerciais entre os blocos em outubro de 2004.

Falkenberg ressaltou que 3% do comércio externo do bloco europeu são com o Mercosul, e as transações dos países do Mercosul com os europeus representam 25% do comércio externo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram