JornalCana

CCEE aponta queda de 1,4% no consumo e na geração em março

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 30 de março apontam para uma redução de 1,4% no consumo e na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo mês de 2014, segundo balanço divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica na última quinta-feira, 2 de abril.

size_810_16_9_energiaNa análise do desempenho da geração de energia, foram registrados 63.472 MW médios entregues ao sistema, com destaque para as usinas movidas à biomassa, que voltaram a registrar aumento na produção (+7,2%), e as plantas eólicas, que mantiveram o ritmo de crescimento e registraram 1.517 MW médios, 98% a mais que em março passado. Já as hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas produziram 46.109 MW médios, uma queda de 4,33% em relação a 2014. A geração hídrica representou 72,65% da produção total de energia no país em março, índice 2,2 pontos percentuais menor que o registrado no ano passado.

Durante março, o consumo no mercado cativo atingiu 46.174 MW médios, número 0,12% acima dos registros do mesmo mês do ano passado. Já no mercado livre foi registrada redução de 6,37%. Dentre os segmentos industriais que adquirem energia no ACL, os setores de extração de minerais metálicos (13,5%) e telecomunicações (9,2%) seguem registrando as maiores elevações do consumo frente a março do ano passado. Os setores com menor consumo, por sua vez, foram os de saneamento (-20%), bebidas (-19,7%), e veículos (-14,6%).

Também foi registrada, em março deste ano, queda na geração (-37%) e no consumo (-12%) de energia pelos agentes autoprodutores – empresas que, devido à grande demanda por energia elétrica, investem em usinas próprias. Ainda assim, destaca-se um relevante aumento no consumo das empresas autoprodutoras que atuam nos segmentos de serviços (+36,6%), extração de minerais metálicos (+25,5%) e madeira, papel e celulose (+20%).

(Fonte: Canal Energia)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram