JornalCana

CBIE alerta para risco de Petrobras não repassar preços

A declaração do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, sobre a possibilidade de descolamento dos preços dos combustíveis no mercado interno com relação ao mercado internacional, causou reações diversas no mercado financeiro. Analistas se dividiram entre os que acharam “absurda” e “perigosa” e os que identificaram na declaração apenas uma formalização do que já vem ocorrendo. “Esse gap entre o que a Petrobras cobra pela gasolina e pelo diesel no Brasil e o que é comercializado no mercado internacional já está precificado”, disse um corretor.

Para analista de instituição financeira do Rio, no entanto, “há uma enorme diferença entre o mercado identificar descolamento e o presidente da estatal assumir isso”. “É uma declaração perigosa e temo que as ações da empresa sofram com isso na abertura do mercado amanhã”, disse o analista, lembrando que até então a estatal havia deixado bem clara sua intenção de “parametrizar os preços dos derivados pelos preços internacionais, sem alteração nos preços relativos”, como consta no planejamento estratégico da companhia.

O diretor do Centro Brasileiro de infra-estrutura (CBIE), Adriano Pires, vê nesta possibilidade de descolamento o risco de extinção da auto-suficiência num curto prazo. “Se não puder repassar os preços internacionais para seus derivados, a Petrobras perderá a capacidade de investir em novos negócios e não conseguirá manter a relação reserva/produção. Com isso, a auto-suficiência vai se tornar sonho de uma noite de verão”, afirmou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram