JornalCana

CBAA conquista MasterCana Brasil na categoria CCT/ Mecanização

A Cia Brasileira de Açúcar e Álcool (CBAA) – Unidade Brasilândia está iniciando o transporte de cana com caminhões Volvo FM 480 tracionando até seis julietas – “heptaminhão”, o que resulta em redução de custo de 12% a 15% por tonelada transportada e agilidade na execução do serviço. Essa inovação contribuiu para que a usina, localizada no município de Brasilândia, Mato Grosso do Sul, conquistasse o Prêmio MasterCana Desempenho 2007 – Brasil na categoria “CCT/Mecanização”.

O aumento da capacidade de carga por veículo transportador tornou-se possível a partir do aproveitamento da condição favorável de rampas das estradas internas – com até 3% de inclinação, topografia levemente ondulada. Outros caminhões, antes usados somente no abastecimento da usina, foram disponibilizados para apoiar no plantio de cana, refletindo no cumprimento das metas. Apesar de ter experiência no assunto – desde 2005 a CBAA Brasilândia transporta cana com “hexaminhão” (até cinco julietas) -, a unidade reforçou o treinamento com seus motoristas, abordando a parte técnica, como realizar manobras e manter a atenção, quesito considerado muito importante, pois eles dirigem verdadeiros “trens de cargas”. Essa inovação deu um retorno muito positivo: até o momento, com o heptaminhão aconteceram 1.324 viagens, o que representa 14,5% do total das viagens realizadas, com carga média de 104 toneladas por viagem. Com o sucesso do “heptaminhão”, a CBAA Brasilândia já avança para o “octaminhão”, que traciona 7 julietas. A viabilidade do projeto já foi aprovada, restando apenas finalizar alguns testes de segurança.

Além da Cia Brasileira de Açúcar e Álcool (CBAA), outras unidades e grupos produtores, personalidades e instituições de destaque, empresas fornecedoras de produtos, equipamentos e serviços vão receber o troféu MasterCana Brasil durante cerimônia que será realizada no dia 23 de outubro no Grand Hyatt Hotel em São Paulo, SP. Este evento marcará o encerramento da VII Conferência Internacional Datagro, que acontecerá no mesmo local, nos dias 22 e 23, na semana do Sugar Dinner. A relação completa dos ganhadores do Prêmio está no site www.mastercana.com.br .

O MasterCana é uma realização da ProCana Informações e Eventos, empresa que edita o JornalCana, Anuário da Cana e o site procana.com . O patrocínio é da Art Aratrop, Barão de Mauá, Proeng, Mitre Engenharia e Cia. Brasileira de Açúcar e Álcool – CBAA. Informações e reservas, para a cerimônia de entrega do troféu MasterCana, com Michelle pelo telefone (16) 3512-4300 ou pelo e-mail eventos@procana.com.br .

Alcoeste ganha prêmio na categoria Produção/ Exportação de Leveduras

Renato Anselmi, de Campinas

A Destilaria Alcoeste (Grupo Arakaki), com sede em Fernandópolis, SP, é a vencedora do Prêmio MasterCana Desempenho 2007 – Brasil na categoria “Produção/Exportação de Leveduras”. Com o aumento da produção em 22,5% no ano de 2007, essa unidade tem buscado a diversificação e crescimento junto ao mercado externo de leveduras por meio da ampliação o seu mix. Além de fornecer a Supracell, a Alcoeste está produzindo outros dois tipos de levedura, que são a Hylises e a Brewers Exl. Os três produtos – excelentes fontes de proteína – têm como prioridade melhorar o índice zootécnico dos animais.

A Hylises e a Brewers Exl diferenciam-se da Supracell por se tratarem de leveduras autolisadas, desenvolvidas com cepas específicas de levedura Sacaromyces cerevisia, obtidas de avançada e específica tecnologia de fermentação, que ativa naturalmente as enzimas degradativas, presentes na levedura viva, como glucanases, proteases, nucleases e fosfodiestases. Esta ativação das enzimas conduz a quatro modos de ação, combinando eficiência alimentar, digestibilidade, imunidade e palatabilidade.

A diversificação de sua produção não foi a única estratégia da destilaria para a manutenção da conquista do mercado europeu. Para comprovar a qualidade superior do produto, a Alcoeste definiu como prioridade, em agosto de 2004, a certificação da fábrica de levedura, pela norma GMP13 – Quality Control of Feed Materials for Animal Feed, baseada nas ferramentas de segurança alimentar APPCC e BPF, que visam controlar os perigos de contaminação do produto, conforme exigências do órgão governamental holandês PDV (Product Board Animal Feed) aos fornecedores estrangeiros de ingredientes para ração animal. Esse processo de certificação foi concretizado em novembro de 2004.

A Alcoeste vai receber o Prêmio MasterCana Brasil durante cerimônia que acontece no dia 23 de outubro, a partir das 19h30, no Grand Hyatt Hotel em São Paulo, durante o encerramento da VII Conferência Internacional Datagro. O troféu MasterCana Brasil será entregue também para outras unidades e grupos produtores – vencedores em diversas categorias -, personalidades de destaque, instituições ligadas ao setor, empresas fornecedoras de serviços, equipamentos e produtos. A relação dos ganhadores está no site www.mastercana.com.br . O Prêmio – que é uma realização da ProCana Informações e Eventos – tem o patrocínio da Art Aratrop, Barão de Mauá, Proeng, Mitre Engenharia e Cia. Brasileira de Açúcar e Álcool – CBAA. Informações e reservas, para a cerimônia de premiação, com Michelle pelo telefone (16) 3512-4300 ou pelo e-mail eventos@procana.com.br .

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram