JornalCana

Cattalini investe R$ 30 milhões em nova área de tancagem

Como intensificar ações num mercado competitivo, atender às exigências de clientes globalizados e, ainda, manter uma imagem consolidada junto aos comércios nacional e internacional? A Cattalini Terminais Marítimos Ltda, maior terminal privado do segmento de granéis líquidos do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL), sabe a resposta: investimento. É assim que a empresa, instalada em Paranaguá, no litoral do Paraná, demonstra estar preparada para enfrentar novos desafios e registrar nos seus 23 anos de história uma nova fase de desenvolvimento.

As obras já começaram, com conclusão prevista para o 4º trimestre deste ano. Com as melhorias, a empresa terá uma capacidade total de armazenagem de 268 mil m³ e incrementará suas operações, podendo chegar ao dobro da marca verificada em 2003, que foi de 1,4 milhão de toneladas de granéis líquidos movimentadas. Serão construídos 19 tanques com capacidade de 5 mil m³ cada, os quais atenderão a crescente demanda na armazenagem e movimentação de óleos vegetais, álcoois e derivados de petróleo.

“Podemos perceber que nos últimos três anos este incremento foi maior, decorrente do aumento da produção agrícola e da demanda interna reprimida, o que favoreceu a exportação de óleos vegetais e álcool etílico. Acreditamos num recomeço do crescimento do País, gerando um outro mercado, o da importação, e a nossa estratégia é estarmos preparados para esse momento”, disse José Manoel Chaves, diretor comercial da Cattalini Terminais.

Presente em Paranaguá desde 1981, a empresa conta atualmente com dois terminais alfandegados para carga e descarga de produtos, sendo um deles autorizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para operações com derivados de petróleo.

Os R$ 30 milhões, que sairão dos caixas da empresa, empregados na fase em execução, serão aplicados na construção de um parque de tancagem com capacidade total de 95 mil m³, a serem utilizados na armazenagem de líquidos inflamáveis. Esta obra fará com que a empresa possua, para este segmento, potencial de tancagem de 184 mil m³ aumentando significativamente suas possibilidades de receber derivados de petróleo.

O projeto divide as obras em cinco bacias de contenção, contando com desvio ferroviário, área para bombas e conexões, e uma iniciativa inédita entre as empresas do setor portuário em atividade em Paranaguá: a abertura de um túnel, ligando os terminais da corporação. “Com o túnel ofereceremos mais segurança aos nossos funcionários, maior velocidade nas operações e teremos a oportunidade de futuras ampliações no sistema de tubulações”, explicou o Diretor Superintendente da empresa, Renato Cattalini.

No primeiro, serão gerados mais de 200 empregos provisórios. Depois disso, serão abertos 20 novos postos de trabalho permanentes que se somarão aos 145 funcionários efetivos da empresa.

Os conceitos existentes no Programa “Saúde, Segurança e Proteção Ambiental – SSPA”, realizado pela Cattalini, promoveram mudanças profundas na empresa, fazendo com que ela alcançasse importantes conquistas, como a Certificação ISO 14.001 ocorrida há dois anos.

Para o Diretor Superintendente da empresa, Renato Cattalini, o ISO 14.001 pode ser descrito como um coroamento do trabalho realizado há mais de 20 anos pela empresa. Em 2001, as melhorias que estão sendo divulgadas faziam parte de uma pauta de projetos e agora preparam a empresa para atender completamente os planos de um mercado em plena expansão. Especialistas do setor indicam que haverá um incremento de 60%. “É para estes volumes que a Cattalini está preparada”, finalizou o Diretor Superintendente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram