JornalCana

Case implanta sistema de precisão na Usina Guaíra

A Usina Açucareira Guaíra Ltda, de Guaíra, no interior paulista, sedia projeto piloto no Brasil de sistema de precisão da Case. Apenas outra unidade, nas Ilhas Maurício, recebe a implantação do projeto, empreendido pela Austoft, controlada pela Case.

O programa consiste de monitor da Austoft que, acoplado com sensores com células no top e no assoalho do elevador da máquina, faz a coleta de dados como fluxo de massa. Os dados servem para a produção de mapa de produtividade, utilizado, por sua vez, para identificar zonas de baixa e de alta produtividade, em processo também denominado manejo.

Com o mapa, o sistema efetua a injeção variável de suprimentos como calcário e gesso, operando em um raio de sete metros. “O ensaio revela ganho em economia na aquisição dos insumos”, diz o engenheiro agrônomo Leonardo Menegatti, especialista em agricultura de precisão e técnico da Case no projeto na fábrica de Guaíra.

O novo sistema foi apresentado pela primeira vez na tarde de ontem, na Usina Guaíra, durante encontro de técnicos integrantes do Grupo de Motomecanização do setor sucroalcooleiro.

Segundo Menegatti, a Case deve iniciar a fase de pré-produção do equipamento de precisão neste ano e, em 2004, deve entrar com o equipamento em sua série de colhedoras. O preço estimado do monitor é de US$ 6 mil.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram