JornalCana

Carta ao Leitor -A aceleração das transformações que a Covid-19 antecipou

Confira o editorial do JornalCana Edição de Agosto de 2020

A crise do coronavírus antecipou uma grande aceleração de transformações que deveriam acontecer nos próximos anos, mudando radicalmente a rotina de todos, como também a maneira de fazer negócios.

Esse novo normal foi rapidamente assimilado pelas usinas brasileiras, que já vinham em um ritmo de investimentos em tecnologia, buscando a transformação digital, visando aumentar a produtividade e a eficiência, tão necessárias para a sobrevivência.

É sobre essa transformação para a Indústria 4.0 que a matéria de capa desta edição trata, mostrando cases de sucesso de usinas que já registram redução de custo de manutenção e de consumo de energia e aumento de eficiência a partir da implantação de inteligência artificial, como o software S-PAA. As boas novas são detalhadas nas páginas 18 a 22.

O mercado de açúcar segue de vento em polpa, com expressiva representação nas exportações brasileiras. Assim como o etanol, que acabou ganhando força com cotações mais favoráveis nas últimas semanas.

A exigência pelo fim da cota e da tarifa de importação do etanol americano, com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ameaçando o Brasil, é o dilema do momento, pois diz respeito também às cotas de açúcar a que o nosso país tem direito. Detalhes sobre o assunto podem ser conferidos nas páginas 8, 9 e 10.

Uma boa surpresa foi a queda do veto presidencial à alíquota especial de CBIOs, até então, uma preocupação para o segmento, pois era um obstáculo ao desenvolvimento do RenovaBio. Os detalhes dessa ação do Congresso Nacional e do empenho do setor podem ser conferidos na página 14.

Outros destaques dessa edição são os webinares promovidos pelo JornalCana, que continuam um sucesso de público e conteúdo considerado essencial pelos profissionais do setor. Nesta edição, o leitor encontra informações sobre a área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) e sobre gestão de pessoas, com cases mostrando como as empresas estão agindo diante da pandemia nas páginas 32 a 35.

Como também as medidas de segurança contra a Covid-19, que as usinas continuam seguindo. Isso pode ser visto no Especial Covid-19, nas páginas 36 e 38.

Boa leitura!

Leia o editorial completo da Edição 318 (Agosto/2020) e outros destaques:

  • (Capa) Usina 4.0, a transformação digital da indústria;
  • Por que as usinas pedem cota de açúcar maior aos EUA;
  • Gestores e profissionais estão em busca de redução de custo nos processos industriais;
  • Uso da adubação foliar tem proporcionado bons resultados aos produtores; 
  • Usinas com SSMA estratégico garantem planejamento de safra.

Clique AQUI para conferir!

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram