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Carro inteligente

O sonho de qualquer motorista é ter um carro que gaste menos combustível. Se, de quebra, esse automóvel ainda for menos poluidor, melhor ainda.

Os carros chamados híbridos, que conjugam motores de combustão movidos a gasolina, álcool ou diesel com motores elétricos, são um avanço em relação à economia de combustível e, conseqüentemente, à emissão de poluentes.

O primeiro veículo de passeio híbrido a ser comercializado em grande escala foi o Prius, da Toyota. O automóvel funciona com o sistema Hybrid Synergy Drive, desenvolvido pela montadora. Um motor elétrico, com potência de 50 kW (67 cv) a 1.540 rpm, é conjugado com o propulsor a gasolina de 1.5 litro, que gera 76 cv a 5.000 rpm.

Em baixas rotações ou numa velocidade até 56 km/h, o motor elétrico se encarrega de movimentar o veículo. Quando o motorista acelera e exige maior performance do carro, entra em ação o propulsor a gasolina. Quem coordena a atuação de ambos é a Power Control Unit (Unidade de Controle de Força). Enquanto o Prius utiliza o motor de combustão, a bateria do propulsor elétrico é recarregada pelo motor gerador (MG1), que se beneficia da energia fornecida pela rotação. Essa tecnologia faz com que o Prius tenha uma performance que até então era impossível para um veículo híbrido.

O modelo, cuja primeira geração foi lançada em 1997, está à venda no Japão, Estados Unidos, Austrália e alguns países da Europa. Existem outros híbridos no mercado, como o Honda Insight e o Ford Escape HEV, mas nenhum deles é comercializado no Brasil.

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