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Carro flex bate recorde e completa 10 anos em 2013

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O lançamento do Gol Total Flex 1.6, da Volkswagen, em 24 de março de 2003, dava início a trajetória de sucesso do carro flex que está completando 10 anos no mercado. O veículo bicombustível ou flex fuel – como também é denominado – tornou-se um marco para o setor sucroenergético e para os fabricantes de veículos automotores. Deu um novo impulso para os negócios das unidades produtoras de etanol e açúcar, mudou paradigmas na indústria automobilística brasileira e criou o “reinado do consumidor”

A tecnologia flex já tem vendas acumuladas de 18,5 milhões de veículos no período de 2003 a 2012, o equivalente a aproximadamente metade da frota em circulação no país, informa o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes dos Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini.

O carro bicombustível teve nesse período uma escalada impressionante. “Com a participação de 4% nas vendas totais de veículos leves (automóveis e comerciais leves) em 2003 – ano de lançamento –, o carro flex foi gradativamente ganhando espaço entre os consumidores e superou, a partir de 2007, a casa dos 80% de participação mínima”, detalha o presidente da Anfavea. O índice obtido em 2012, de 87%, é recorde.

Em 2010, registrou 86% de participação e em 2011, 83%, que são consideradas oscilações normais de mercado. “A tendência do flex é de manter-se nessa faixa superior a 80%”, enfatiza. Avaliado como bastante expressivo, esse índice garante, em nome da diversidade, espaço para as demais modalidades (veículos a gasolina, veículos a diesel), comenta Belini, que é também presidente da Fiat no Brasil.

A matéria completa você acompanha na edição 230 do JornalCana.

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