JornalCana

Carro a etanol polui menos que o elétrico

Segundo especialista, o carro brasileiro movido ao biocombustível emite menos carbono na atmosfera que o carro elétrico

Guilherme Nastari

“O carro a álcool brasileiro gera menos impacto que o carro elétrico.” quem afirma é Guilherme Nastari, diretor da DATAGRO e um dos maiores especialistas em etanol do Brasil. A afirmação se deu após indagação, em uma conversa com Rafael Furlanetti, sócio-diretor Institucional da XP Investimentos, quanto ao futuro da indústria automobilística: se veículos elétricos ou movidos a etanol.

Nastari não tem a menor dúvida quanto a resposta: o etanol. E explica: “Todo mundo produz etanol, uns mais eficientes outros menos. Alguns de batata, outros de uva, enfim a produção de etanol não é um satélite, um foguete… todo mundo sabe fazer. Segunda coisa, onde tem usina de cana? Geralmente em países em desenvolvimento. Tem o lado do S (sustentabilidade social da sigla ESG), distribuir renda, é importante para o desenvolvimento humano. E três .. é verde“, argumenta Nastari.

LEIA MAIS > CEO da Stellantis diz que Brasil precisa de etanol e não de carro elétrico

E prossegue dizendo: ” O carro mais limpo do mundo é o Toyota Corolla híbrido flex. Ele emite 27 gramas (de carbono) por quilômetro. O carro flex no Brasil emite 58/60 gramas; O carro elétrico no Brasil, usando a matriz brasileira, emite 90g. Na europa emite 120. O carro elétrico na Europa emite 120 gramas”, enfatiza o especialista ao falar sobre o  etanol.

As externalidades positivas do biocombustível  e do setor bioenergético como um todo também serão um dos assuntos da 7ª edição do evento Santander DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol, que será realizada nos dias 8 e 9 de março, em Ribeirão Preto – SP.  O encontro trará análises de especialistas sobre os resultados da safra 2022/23 e perspectivas de produção e comercialização para a safra 2023/24.

Na quarta-feira (08/03), a recepção acontece a partir das 08h. A cerimônia de abertura acontecerá às 8h20 e contará com a presença do prefeito de Ribeirão Preto, Antônio Duarte Nogueira; do deputado estadual do Estado de São Paulo, Itamar Borges; do presidente da Sociedade Rural Brasileira, Sérgio Bortolozzo; do vice-presidente executivo Corporate do Santander, Gilberto Duarte de Abreu Filho, e do presidente da consultoria agrícola DATAGROPlinio Nastari.

Os painéis do primeiro dia, que exploram tópicos de mercado, irão tratar de temas como estimativas para a safra 2023/24, perspectiva comercial global para o mercado de açúcar, comercialização do bagaço na bolsa de valores, certificação de critérios ESG.

LEIA MAIS > Evento sobre cana, açúcar e etanol em Ribeirão Preto – SP destaca potencial do setor e o planejamento da futura safra

A programação se encerra às 17h com coquetel de relacionamento e show do cantor Leo Chaves, oferecido pela Koppert, empresa líder no Brasil e no mundo em controle biológico.

Na quinta-feira (09/03), o evento prossegue a partir das 8h, com painéis que explorarão temas operacionais de plantiocolheita e tratos culturais da cana-de-açúcar.

Confira a programação completa neste Link

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram