JornalCana

Carris deve implantar projeto com ônibus movidos a biodiesel na Capital

Presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel na Câmara Federal, o deputado gaúcho Jerônimo Goergen (PP) recebeu do diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, a garantia de que a empresa pública vai desenvolver um projeto-piloto com cinco ônibus movidos a biodiesel 100%, os chamados B100, em Porto Alegre. Segundo o parlamentar, o início da operação em caráter experimental ainda depende de uma autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Carlos Battistella, comemorou a decisão e disse que o setor viveu um dia histórico. “Além de lutarmos pela consolidação do novo marco regulatório do biodiesel, trabalhamos pelo aumento do consumo do produto em maior escala”, frisou. Até então, só Passo Fundo e Santa Rosa haviam anunciado projetos de B100 na frota de transporte público.

Nos próximos dias, dirigentes das duas cidades devem visitar as fábricas da Scania e da Volvo para conhecerem os modelos adaptados à tecnologia. Também está prevista uma visita técnica à usina de biodiesel BSBIOS, localizada em Passo Fundo.

Potencial econômico na Copa do Mundo

Goergen também vai pedir uma audiência com o ministro do Esporte, Aldo Rebello, para mostrar o potencial econômico que a Copa do Mundo pode representar para o setor. “Com a adesão de Porto Alegre ao B100 e a consolidação de Curitiba, serão duas cidades-sede da Copa a utilizarem um combustível que representa ganhos ambientais importantes. Queremos mostrar à presidente Dilma Rousseff que as outras capitais podem seguir na mesma direção. Vamos aproveitar essa vitrine maravilhosa para vender nosso biodiesel ao mundo”, defende.

Segundo dados da Aprobio, os ônibus movidos a biodiesel reduzem em até 82% a emissão de gases poluentes. O presidente da entidade, Carlos Battistella, explica que isso é possível a partir da utilização do B100 em carros híbridos, rodando tanto com o combustível quanto com a eletricidade resultante da tecnologia empregada nesses motores.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram