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Cargill foca o Brasil e prevê novas parcerias e aquisições

De olho nos mercados da América Latina e Ásia, a empresa norte-americana Cargill afirmou que está atenta a novas oportunidades de parcerias e aquisições no Brasil, principalmente no nordeste brasileiro. Na semana passada a empresa anunciou a parceria com o grupo sucroalcooleiro União São João (USJ), no qual a Cargill será detentora de 50% das usinas do grupo em Goiás. Ontem a empresa inaugurou também um novo centro de tecnologia e inovação de alimentos, com investimentos de R$ 20 milhões.

O Brasil que já é o segundo maior mercado para a Cargill no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, é o foco das atenções da multinacional. Segundo o presidente da empresa no País, Marcelo Martins, a prioridade de novos investimentos é a América Latina, em especial o Brasil, e a Ásia, por apresentarem a maior taxa de crescimento e desenvolvimento no setor de alimentos no mundo. “O Brasil possui a segunda maior receita para a empresa no mundo, tanto em faturamento quanto em ativos. É uma das prioridades para o crescimento da Cargill nos próximos anos” disse. ” Então, nós não só já somos bastante importantes para o grupo, como devemos receber grande parte dos investimentos dos projetos de crescimento da empresa nos próximos anos”, afirmou ele.

Martins ressaltou que tudo isso depende do desenvolvimento do mercado brasileiro, e de todas as estratégias tomadas no País. Assim como todas as oportunidades de investimentos, parcerias e aquisições são apresentadas à matriz norte-americana, caso ela aprove, os recursos são enviados. “A concretização desse plano depende muito do sucesso dos negócios que estão aqui, ou que virão operar aqui. As estratégias foram geradas dos próprios negócios que estão aqui presentes e à medida que eles tem sucesso, e identificamos oportunidades de crescimento quer seja orgânico, que seja por aquisição ou parcerias, nós le vamos a matriz e ela vendo méritos naqueles projetos, nos contempla com capital para fazer os investimentos”.

A Cargill, que recentemente lavrou uma parceria com o grupo USJ em Goiás, também havia investido em uma unidade de amido e adoçante e numa usina de biodiesel no Mato Grosso do Sul, e nas operações dos molhos de tomate da Unilever. “Praticamente todos os negócios em que atuamos no Brasil receberam investimentos para ampliação de capacidade para atender a demanda crescente”, garantiu.

Sobre a recente aquisição de parte da USJ, o presidente da Cargill no Brasil, explicou que a empresa, apesar de já possuir grande atuação no setor sucroalcooleiro, ainda busca mais oportunidades de crescimento, que reúna condições favoráveis para um crescimento sustentável. “Há muito tempo somos uma das maiores exportadoras de açúcar do País, além dos embarques de etanol para diferentes destinos. Nós já vínhamos atuando com a indus tria de processamento de cana-de-açúcar, e continuamos buscando novas oportunidades para fazermos investimento nesse setor. Entendemos que essa foi uma oportunidade que reunia condições favoráveis para que a fizéssemos”, analisou. “Os efeitos nesse setor tem sido muito dinâmicos, tem acontecido muita coisa diferente. Queremos participar da forma mais significante, algo que aumente nossos sucessos”, disse ele ao DCI.

Martins destacou o nordeste como prioridade para ampliação dos negócios da empresa no Brasil, comparando a taxa de crescimento do estado com a atual fase de ampliação de consumo chinesa. “Nossa representação no nordeste está crescendo, estamos atentos a essa oportunidade. Sempre quisemos ter um abastecimento competitivo para o nordeste, mas queremos fazer muito mais em relação a isso. Sentimos que estamos defasados em relação a oportunidade e temos buscado de todas as formas projetos que aumentem nosso crescimento naquela região do País.”

Como prova das inte nções da empresa de crescer ainda mais no Brasil, ontem a Cargill inaugurou em Campinas, interior de São Paulo, um centro de tecnologia e inovação de alimentos que contará com infraestrutura e equipes técnicas de diversas áreas de conhecimento, para desenvolver soluções para a área de alimentos. Com investimentos da ordem de R$ 20 milhões, o Centro de Inovação está instalado em uma área de 20 mil metros quadrados e conta com múltiplos laboratórios para atender clientes nas áreas de bebidas, panificação, confeitos, comidas de conveniência e derivados de leite. Também inclui um laboratório de sabores e aromas, além de um laboratório industrial para a criação e desenvolvimento de ingredientes e aplicações para os mercados de papel, têxteis, corrugados e biopolímeros. “Estamos em constante estudo de oportunidades. Uma das tarefas mais intensas que os executivos da Cargill têm aqui no Brasil, é a identificação de oportunidades de crescimento”, finalizou ele.

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