JornalCana

Cargill, Crystalsev e Fluxo confirmam compra da Açucareira Corona

Após vários meses de negociação, a Cargill fechou um acordo para investir na Açucareira Corona através de uma joint venture com as empresas Crystalsev e Fluxo. Até o momento, a joint venture está estruturada com a participação de 50% da Cargill, 25% da Crystalsev e 25% da Fluxo e abrangeria as usinas Bonfim e Tamoio, suas terras e arrendamentos a longo prazo, cerca de 7 mil funcionários e sua carteira de clientes.

O contrato de intenção de compra e venda foi firmado ontem (18/05). Auque Vlas, o executivo da Cargill Sugar à frente das negociações, é cotado para assumir a presidência da Corona a partir do dia 10 de julho, quando está prevista a posse dos novos acionistas no comando da empresa.

“A Cargill tem analisado o importante e crescente mercado brasileiro de açúcar e álcool há um bom tempo, e ter uma atuação mais ativa neste setor se tornou uma decisão estratégica para a empresa”, explica Sergio Barroso, presidente da Cargill no Brasil. “O bom relacionamento que existe entre as três empresas investidoras viabilizou este passo estratégico”, diz Sergio Barroso. “A expressão econômica dos participantes desta joint venture e, sobretudo, o compromisso para a continuidade da Açucareira Corona S/A e os planos de expansão discutidos anteriormente foram as condições essenciais para a conclusão do acordo”, completou Sócrates Nasser, presidente da Açucareira Corona.

A Açucareira Corona é composta pelas usinas Bonfim, em Guariba (SP), e Tamoio, em Araraquara (SP), e está entre os seis maiores empreendimentos do setor. Com este investimento, a Cargill ingressa no mercado de produção de açúcar e álcool no Brasil pela primeira vez, consolida sua presença estratégica na região de Ribeirão Preto e seu comprometimento com o agronegócio sucroalcooleiro, já que hoje é responsável pela exportação de 6 milhões de toneladas de açúcar por ano, quase 40% das exportações totais de açúcar do país.

A Usina Tamoio produz açúcar e sua capacidade anual de processamento é de 1,5 milhão de toneladas de cana-de-açúcar, o que significa cerca de 3,5 milhões de sacos de 50 quilos. Já a Usina Bonfim produz açúcar e álcool e sua capacidade anual de processamento é de aproximadamente 4,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, o que resulta em 7,5 milhões de sacos de 50 quilos de açúcar e 190 milhões de litros de álcool.

A produção de álcool será quase toda voltada ao mercado interno. Já a produção de açúcar atenderá os mercados interno e externo. As exportações deste produto serão feitas pelo TEAG (Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá), joint venture firmada em 2001 entre Cargill e Crystalsev.

Sobre a Cargill

A Cargill é fornecedora internacional de produtos e serviços nos setores de alimentação, agricultura e gestão de riscos. Com 120 mil funcionários em 59 países, a Cargill tem o compromisso de utilizar seu conhecimento e experiência para colaborar com clientes, ajudando-os a alcançar o sucesso. Para obter mais informações, visite o site www.cargill.com.

No Brasil há 40 anos, a Cargill tem o perfil de uma companhia diversificada. Suas raízes estão ligadas ao setor do agronegócio, sendo também uma das indústrias de alimentos mais importantes no País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 18 Estados brasileiros através de unidades industriais e escritórios em cerca de 170 municípios brasileiros e cerca de 22.500 funcionários.

Sobre a Crystalsev

A Crystalsev, empresa localizada em Ribeirão Preto (SP), está direcionada principalmente para a comercialização de açúcar e álcool nos mercados interno e externo e busca otimizar as relações comerciais entre as Usinas do grupo e o mercado. As empresas que formam a Crystalsev são: Cia. Açucareira Vale do Rosário, Cia. Energética Santa Elisa, Usina de Açúcar e Álcool MB, Usina Moema de Açúcar e Álcool, Usina Mandu, Jardest Açúcar e Álcool, Destilaria Pioneiros e Paraíso Bioenergia.

A Crystalsev é responsável por 6% do total da cana moída no Brasil, o que equivale a 21,5 milhões de toneladas. Com uma grande produção de açúcar, a empresa já superou a marca de 1,8 milhão de toneladas, o que representa 8% do total produzido no Brasil. A Crystalsev também está capacitada a produzir mais de 1 bilhão de litros de álcool, ou seja, mais de 6% da produção brasileira.

Sobre a Fluxo

A S/A Fluxo – Comércio e Assessoria Internacional iniciou suas operações em 1975, na área de assessoria e consultoria, com especial ênfase para as empresas do setor sucroalcooleiro das regiões Nordeste e Centro-Sul do Brasil. No final da década de 80, quando da privatização das atividades de exportação feitas pelo Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), a Fluxo ampliou sua atuação no mercado internacional de açúcar, prestando consultoria para as principais usinas brasileiras exportadoras diretas e, depois, representando comercialmente as empresas Sucden Kerry – Paris, Amerop Sugar Co. e Phibro Inc.

Desde junho de 1997, a S/A Fluxo passou a operar como trading company, tendo como seu principal foco a exportação de açúcar tipo VHP, Demerara, Cristal 100, 150 e 200 ICUMSA, com especial destaque ao suprimento do mercado norte-americano, além do açúcar refinado e do álcool em seus diversos tipos. A empresa exporta para diversos países, como Rússia, Oriente Médio, Uruguai, Estados Unidos, Bulgária, Canadá, Tunísia, Nigéria, Chile, Iraque, Egito, Grécia, Síria, Coréia, Romênia, Japão, Malásia, Indonésia, Paquistão, entre outros.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram