Gestão Administrativa

Capacitação do setor sucroenergético é tema de videoconferência do SENAR MINAS e Siamig

Formação profissional rural online é opção

Campos: bioeletricidade de volta à pauta governamental
Campos: bioeletricidade de volta à pauta governamental

As demandas de capacitação do setor sucroenergético foram debatidas pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) e o Sistema Faemg / Senar Minas durante uma videoconferência realizada na última semana.  A reunião online contou também com a participação de representantes de 20 usinas.

Christiano Nascif, superintendente do Senar, ressaltou que o Senar de Minas Gerais mantém a realização dos cursos presenciais, seguindo rigorosas regras para prevenir a contaminação pelo coronavírus. Nascif falou sobre o crescimento do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG e apresentou o mais novo produto da entidade, as videoaulas e a plataforma EaD, lançadas recentemente para ampliar o acesso do produtor rural ao conhecimento em diversos temas do agro, e em atendimento às necessidades de capacitação da mão de obra, em especial, em período de isolamento social em função da pandemia.

A proposta agradou aos empresários, que apontaram que os vídeos podem ser utilizados, inclusive, para treinamento em dias chuvosos, quando não é possível o trabalho em campo, e antes das atividades do dia ou outros horários vagos.

 Mário Ferreira Campos Filho, da Siamig

De acordo com o presidente da Siamig, Mário Ferreira Campos Filho, o Senar é um parceiro do setor e nos últimos anos, vários cursos foram realizados visando a capacitação do segmento, tais como, defensivo agrícola – manual e tratorizado,  pulverizador automotriz, transbordo, colhedora automotriz de cana, manutenção do TAP e operação com um implemento, operação de sistemas de irrigação e aspersão, saúde e segurança no trabalho – primeiros socorros – NR10 (Serviços em Eletricidade), NR20 (Avançado –Serviço com Inflamáveis e Combustíveis), NR33 (Espaço Confinado) e NR35 (Trabalho em Altura), brigadista orgânico – Combate à Incêndios e Programa de Aprendizagem Rural – Jovem Aprendiz.

“Foi feita uma proposta para que se mantenha a formação profissional rural neste período da pandemia respeitando as recomendações dos órgãos de saúde, através de vídeos aulas, otimizando assim diversos treinamentos. Amanhã (19), terá nova videoconferência com a equipe técnica e com a equipe operacional das empresas para ver como a gente pode estreitar ainda mais esses laços”, afirmou Campos Filhos.

Banner Revistas Mobile