JornalCana

Canavieiros pedem socorro ao governo

O setor sucroalcooleiro de Pernambuco pedirá socorro ao governo federal. As empresas encontram-se pressionadas pelos efeitos da crise financeira internacional. Amanhã, o governador Eduardo Campos e o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar), Renato Cunha, vão se encontrar com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em busca de soluções para o pagamento dos salários aos trabalhadores do setor.

Anteontem à noite, o governador reuniu-se com oito empresários de usinas locais para preparar os assuntos que serão tratados na reunião de amanhã. Entre eles, está o pedido de um financiamento no valor de R$ 500 milhões para o pagamento dos salários durante a entressafra, como ação emergencial. Outra sugestão que será apresentada pelo governo do estado é a compra antecipada da produção das usinas nordestinas pela Companhia Nacional de Abastecime! nto, órgão federal.

A crise no setor, que emprega cerca de 90 mil pessoas em Pernambuco, também preocupa os representantes do Ministério Público do Trabalho que vieram para a audiência em Catende. Ontem, o grupo também esteve com Eduardo Campos para estabelecer uma parceria entre o órgão e o governo do estado. A intenção é regularizar as condições de trabalho no setor sucroalcooleiro em Pernambuco.

“Foi um encontro inicial, em que conversamos para buscar soluções para que os empregos sejam mantidos em condições de trabalho adequadas. E o governo pode ajudar com programas sociais, promovendo a qualificação desses trabalhadores”, explicou Otávio Brito Lopes.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram