JornalCana

CanaVialis se fortalece na área de cana

A CanaVialis, empresa de melhoramento de cana controlada pela companhia americana Monsanto, deverá colocar nos próximos dois anos no mercado nacional duas variedades da matéria-prima adaptadas para a região Centro-Sul do país.

As duas variedades, batizadas de CV Pégaso e CV Centauro, estão desde agosto em testes em viveiros do Centro-Sul do país, em fase de cultivo pré-comercial.

As variedades de cana desenvolvidas pela companhia, além de mais produtivas, são resistentes a doenças. A CV Pégaso tem demonstrado alta resistência às principais doenças da cana e baixo índice de florescimento. A CV Centauro se destaca por apresentar hábito de crescimento ereto e boa brotação sob palha. A variedade também obtém bons resultados na colheita mecanizada de cana crua.

A companhia, que foi criada em 2003 e tem cerca de 60 clientes, predominantemente usinas sucroalcooleiras, foi adquirida pela Monsanto em dezembro do ano passado por US$ 300 milhões. À época da aquisição, a múlti também comprou a empresa de biotecnologia Allelyx. Ambas pertenciam à Votorantim Novos Negócios.

Segundo Ivo Fouto, presidente da CanaVialis, o foco da Monsanto é o mercado nacional, uma vez que o Brasil é o maior produtor de cana do mundo.

Apesar do foco da companhia ser o mercado brasileiro, CanaVialis também desenvolve variedades para outros países, que querem impulsionar a produção de biocombustíveis.

Em Angola, a companhia realizou estudos de viabilidade econômica para o grupo Odebrecht, que está construindo uma usina de álcool naquele país. “Demos suporte para a multiplicação de variedades adaptadas àquela região”, disse Fouto. Para a Amyris, a empresa também desenvolve estudos específicos para cana para a região do Alabama (EUA). No Brasil, a Amyris estuda a produção de diesel! à base de cana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram