JornalCana

Canavial atinge produtividade acima dos três dígitos

Utilização da nutrição complementar via folha é fundamental para produtores de cana-de-açúcar que querem ter resultados acima da média sem aumentar a área

Atualmente, aumentar a produção do canavial sem crescer em área é o maior desafio dos produtores de cana-de-açúcar. Nessa missão, o segredo daqueles que têm se destacado tem sido o investimento em tecnologias e ferramentas que ajudem a suprir as necessidades fisiológicas das plantas no momento certo e na quantidade necessária, como é o caso da nutrição complementar via folha que a cada safra comprova sua importância e eficiência.

Nas propriedades de Claudinei Antonio Schiavon em Santa Cruz das Palmeiras, Tambaú e Porto Ferreira, todas no interior paulista, a nutrição complementar via folha já é uma peça importante de sua produção. Ao todo a família cultiva 2,9 mil hectares de cana-de-açúcar e toda a colheita é vendida e esmagada pelas Usinas Ferrari e Abengoa.

Sempre em busca de novas tecnologias para conseguir aumentar a produtividade de seus canaviais, o produtor começou na safra passada (2017/2018) a utilizar o produto Potamol, fertilizante líquido da Ubyfol que contém alta concentração de molibdato de potássio – fonte ideal de molibdênio. Segundo Schiavon, os dados iniciais nas áreas onde foi aplicado essa tecnologia, já apontaram um aumento de cinco toneladas por hectare. “Satisfeitos com esses resultados, passamos a utilizar também os produtos da linha foliar em nossos canaviais de cana soca (cana de segundo corte), com a produtividade sempre aumentando”, destacou.

Com essa combinação de tecnologias, o agricultor empolgado e satisfeito com os resultados, já calcula nessa atual safra uma média de 105 toneladas por hectare. O resultado representa a tão almejada produtividade acima dos três dígitos.

Nutrição complementar via folha

Atualmente as lavouras tem passado por grandes revoluções. De acordo com Juliano Balbino, engenheiro agrônomo e coordenador comercial da Ubyfol, hoje para quem busca grandes saltos de produtividade, ou estabilidade nelas, sem dúvida a nutrição complementar é uma ferramenta extremamente necessária.

Confira a matéria na edição 309 do JornalCana – Página 17

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram