JornalCana

Canadá produzirá biocombustível a partir do lixo

Wellington Bernardes, Da Redação

2014 - 06 - 05 Usina Canada Biodiesel LixoA cidade de Edmonton, no Canadá, prepara para inaugurar em poucos dias a primeira usina de biocombustível no mundo que utiliza como matéria-prima os resíduos urbanos gerados pela população.

Através do processamento do lixo urbano e seu posterior tratamento térmico, a usina obtém um gás sintético, chamado  de “Syngas”. Tal gás é o produto final do processo, que após obtido, pode ser convertido em metanol ou etanol.

Como é possível obter outros materiais a partir do metanol, a unidade planeja produzir também plástico, cola e até tintas.  A previsão é que a unidade reduza em aproximadamente 100 mil toneladas a quantidade de resíduos que seriam destinados à aterros sanitários.

A empresa responsável pelo planejamento e administração da usina é a canadense Enerkem, especialista em geração de produtos químicos a partir da reciclagem. “O processo inteiro, desde o processamento térmico dos resíduos até a conversão do gás em metanol, dura aproximadamente três minutos. A produção é eficiente e totalmente limpa”, afirma o CEO da empresa, Vicent Chornet.

No vídeo abaixo, é possível conferir o fluxograma completo de produção do biocombustível. O áudio está em inglês, mas a animação é autoexplicativa:

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram