JornalCana

Cana: usineiros e produtores do NE cobram apoio de Rodrigues

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, ouviu pedidos e foi cobrado a apoiar questões pontuais do setor sucroalcooleiro nordestino, tanto por usineiros, como de produtores de cana-de-açúcar, durante reunião ontem em Maceió (AL). Dos usineiros, o ministro foi cobrado principalmente do pagamento dos subsídios garantidos pelo governo para a produção local, o que não é feito, segundo os empresários, há três anos.

Já os fornecedores de cana, pediram a Rodrigues a retomada da equalização, negociação de débitos, avaliação do Consecana e a implementação de mecanismos que minimizem as distorções do mercado interno.

De acordo com o vice-presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, entre as principais cobranças da primeira reunião estava ainda o atraso na entrega do relatório do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) sobre o setor sucroalcooleiro nordestino. “Precisamos, com urgência, tomar conhecimento das medidas que serão adotadas pelo governo federal em relação ao setor para nos posicionamentos contra ou a favor, pois até agora não sabemos se essas medidas contemplam as reivindicações iniciais”, disse.

Os fornecedores de cana nordestinos solicitaram ainda um tratamento igualitário em relação à negociação de dívidas locais, assim como foi feito com produtores de grãos “As dívidas agrícolas estão sendo negociadas, mas aqui a situação de crédito continua precária”, disse.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram