JornalCana

Cana toma espaço de alimentos

A firme demanda por biocombustíveis começa a alterar o cenário agrícola brasileiro. A exemplo do que vem ocorrendo em São Paulo, a cana-de-açúcar agora avança sobre áreas produtoras de milho, soja e até trigo. Ontem, o diretor de Logística e Gestão Empresarial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, admitiu que a cana-de-açúcar está tomando espaço do milho e da soja em Mato Grosso do Sul, no Paraná e em Minas Gerais.

É a primeira vez que um técnico do governo reconhece a pressão exercida pela expansão da cana para áreas produtoras de grãos. O alerta foi feito ontem, durante a divulgação do 10º Levantamento da Safra 2006/07. A entrada da cana de forma mais efetiva no Centro-Oeste poderá voltar a causar nova pressão na região da Amazônia Legal por novas áreas agrícolas ou áreas de pastagens.

Efetivamente, a cana está tomando área do milho e da soja, disse Porto. Ele considera que o zoneamento agrícola é fundamental para o planejamento da ocupação do espaço agrário no Brasil. No caso do trigo, Porto destacou a redução no plantio do cereal no Paraná, maior produtor nacional, por causa da substituição de parte da área por milho, que tem preços mais vantajosos, e pela cana.

Já existe uma concorrência efetiva – nesse caso, negativa – em relação ao milho no Paraná, onde a cana está absorvendo parte dessa área. É preocupante um produto da agroenergia avançar sobre um produto tão importante na alimentação brasileira, explicou ele.

Os dados do último levantamento da Conab para a cana-de-açúcar, de maio, apontam a expansão da cultura na comparação da atual safra ante 2006/07: em Minas Gerais houve aumento de 16,8% na área plantada; em Mato Grosso do Sul, 18%; e no Paraná, 25%. O próximo levantamento deve sair em outubro, em meados da safra no Centro-Sul, que se encerra em novembro.

A Conab confirmou ontem que a produção neste ano-safra atingirá o recorde de 130,5 milhões de toneladas em 2006/07, aumento de 6,5% ante as 122,5 milhões de toneladas no ciclo anterior. As boas condições climáticas e o aumento do uso de tecnologia foram dois fatores que puxaram o bom desempenho no ciclo.

Esse é praticamente o último levantamento da safra, já que 90% da área plantada no período já foi colhida. O crescimento da safra ocorreu a despeito da redução de 3,9% na área plantada. O bom desempenho é resultado de fatores climáticos favoráveis e do expressivo aumento nos níveis de produtividade.

O aumento na produção de milho é o maior destaque da safra, com alta de 18,9% ante o ciclo 2005/06, para 50,6 milhões de toneladas. No caso da soja, a projeção da Conab aponta aumento de 5,5%, para 58 milhões de toneladas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram