Mercado

Cana sofrerá com efeitos da geada por dois ano

A produção de cana-de-açúcar de MS sofrerá as consequências de qualidade do produto e de produtividade por mais dois anos, conforme apontou Dinailson Correa de Campos, da Fermentec – empresa especializada em transferência de tecnologia do setor sucroenergetico, em sua apresentação na quinta-feira, no Showtec 2014. As geadas afetam diretamente o ATR do produto. Nas três usinas que eles assessoram em MS, o ATR caiu de 137 Kg/t para 126,74 Kg/t.

Informação não muito diferente dos dados coletados da Biosul – Associação de Produtores de Bioenergia de MS, que no resultado da safra, mostrou uma retração de 7,39% do ATR/tc nas usinas do Estado. A queda registrada na região Centro-Sul do Estado foi de 1,64%. O ATR corresponde à quantidade de açúcar disponível na matéria-prima subtraída das perdas no processo industrial, e nos preços do açúcar e etanol vendidos pelas usinas nos mercados interno e externo.

Além da geada, a falta de chuva também prejudicou a qualidade da cana. “Em 2013, tivemos um saldo negativo de 150 mm quando comparado com 2012”, apontou. O ano passado também foi mais frio que o ano anterior. “Não podemos colocar a culpa apenas na geada”, alegou.

Banner Revistas Mobile