JornalCana

Cana sem n-mineral: solução econômica, produtiva e altamente sustentável

BVBOOSTER é uma ferramenta aliada do RenovaBio

Todo produtor de cana-de-açúcar sabe que o nitrogênio mineral é indispensável no manejo nutricional das plantas. Será? Estudos recentes apontam que as adubações nitrogenadas minerais podem ser substituídas por tecnologias mais eficazes que reduzem custos, simplificam processos e aumentam expressivamente a produtividade do canavial.

BVBOOSTER é uma inovação desenvolvida pela EUROFORTE que estimula a fixação biológica de nitrogênio (FBN), substitui as adubações nitrogenadas e garante aumento na produtividade.

“Desde que saibamos estimular a microbiota do solo, que é efetivamente quem transforma o nitrogênio do ar em amônia e depois a transforma em nitrato, podemos favorecer o suprimento natural de nitrogênio à planta e na hora que ela precisa, fato que quase sempre não acontece com o manejo do nitrogênio mineral”, conceitua o engenheiro agrônomo Flávio Pompei, diretor industrial e responsável técnico da EUROFORTE.

LEIA MAIS >Cana sem n-mineral: solução econômica, produtiva e altamente sustentável

Pesquisas que se iniciaram em parceria com a UFSCAR na safra 2005 e atualmente, Usinas e Fornecedores do Centro – Sul, comprovam que, com aplicação do BVBOOSTER, as adubações habituais com N-mineral podem ser totalmente dispensadas. Os resultados apontam aumentos de até 6 TCH, além da redução na emissão de CO² para atmosfera proveniente do processamento do N-mineral pela microbiota do solo, maior vigor no desenvolvimento da rebrota, aumento na longevidade do canavial e simplificação com mais rendimento das operações de campo. Por tudo isso, o BVBOOSTER representa uma economia direta de até 40% do que está habitualmente previsto nos orçamentos para adubação nitrogenada da cana.

Além da excelência dos resultados, BVBOOSTER é uma ferramenta aliada do RenovaBio e confirmada pela pesquisa como totalmente segura para plantas, sem quaisquer riscos para pessoas e animais. Na comparação com média com 100 kg de N-mineral por hectare, cada 11 litros de BVBOOSTER evitam a emissão de 1.100 de toneladas CO2 para atmosfera, contribuindo para a geração de mais créditos de CBios.

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram