JornalCana

Cana rende mais que laranja

img2078

Os pesquisadores do Cepea/Esalq, acabam de divulgar que a cana foi mais rentável do que a laranja na safra passada. 

Segundo eles, o citricultor vivencia os altos riscos da cultura da laranja e os seus custos em elevação, por isso deve considerar a opção de diversificar suas atividades ou até migrar integralmente para a cana-de-açúcar em boa parte dos polos citrícolas de São Paulo. Na safra 2011/12, a cultura da cana-de-açúcar apresentou elevada valorização enquanto que a laranja teve queda de preços dado o aumento da produção da fruta e a estagnação da demanda externa por suco, diz o Cepea.

“Assim, na temporada 2011/12, uma tonelada de cana-de-açúcar equivaleu a 5,8 caixas de laranja comercializadas com a indústria. Esse é o maior patamar de valorização da cana em relação à laranja nos últimos 11 anos. Em 2001/02, uma tonelada de cana valia 3,6 caixas de laranja”, afirma o Cepea.

img2077

O Cepea explica ainda que em 2008/09, um arrendamento da cana-de-açúcar valia em torno de R$ 500,00/ha nas regiões citrícolas. Na temporada 2011/12, esse patamar subiu para R$ 1.200,00/ha, em média. 

“No geral, os citricultores observam o valor do arrendamento para avaliar a viabilidade na cultura da laranja. Isso significa que, no mínimo, a laranja deve proporcionar lucro líquido (receita bruta menos custo total – despesas e depreciações) acima do arrendamento da cana para tornar a atividade sustentável”, revelam os pesquisadores.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram