JornalCana

Cana poderia multiplicar por 20 sua área plantada

A área plantada com cana-de-açúcar pode aumentar 20 vezes sem degradar o meio ambiente, avalia o chefe em agroenergia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Frederico Durães. Atualmente, 6,5 milhões de hectares do país estão ocupados pela produção de cana. Durães ressalta que o processo não aconteceria do dia para a noite. Para isso, seriam precisos cerca de dez anos.

Num prazo menor, cinco anos, seria possível dobrar a produção, segundo Durães. Nesse período, a fabricação do álcool combustível poderia saltar de 17 bilhões para 40 bilhões de litros por ano.

O etanol será um dos principais temas do encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush na próxima sexta-feira (9) em São Paulo. Os produtores brasileiros reclamam dos impostos cobrados pelos Estados Unidos para importação do etanol. Para o Frederico Durães, esta é uma grande oportunidade para os produtores do país.

Os Estados Unidos foram o destino de quase um terço dos 3,5 bilhões de litros de etanol exportados pelo Brasil. Mas o produtor brasileiro teve de pagar cerca de R$ 0,30 por litro mais imposto de 2,5%, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que reúne os maiores produtores de álcool combustível do Centro-Sul do país.

Com o recente anúncio do presidente norte-americano de substituir, nos próximos 10 anos, 20% da gasolina utilizada nos EUA por biocombustíveis, aumentou o interesse dos produtores brasileiros para que haja uma redução dos impostos cobrados sobre o produto do Brasil.

– Nessa proposição de 20%, eles precisariam de aproximadamente 130 bilhões de litros de etanol – estima Durães. Atualmente, segundo ele, os Estados Unidos produzem cerca de 20 bilhões de litros de etanol de milho.

– Para chegar à conta de substituição, os EUA precisariam adicionar mais do que o etanol da cana que o Brasil produz hoje duas vezes – explicou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram