JornalCana

Cana não terá queima durante o dia

A prática da queima da palha da cana-de-açúcar estará proibida pela manhã e à tarde durante o período de estiagem, entre julho e setembro. A suspensão foi confirmada ontem pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano.

A medida, que deve ser publicada nos próximos dias, passa a valer já para a safra deste ano. A proibição da queimada durante o dia na estiagem é uma das propostas em discussão na secretaria para alterar os critérios de suspensão da prática quando a umidade relativa do ar atingir níveis críticos.

A pasta ainda não definiu a forma de medir a umidade. Hoje, é considerado o valor constatado às 15h, em geral um dos momentos mais secos do dia. A secretaria estuda usar uma média das taxas de umidade obtidas durante a tarde, mas a medida preocupa ambientalistas e a Promotoria do Meio Ambiente de Ribeirão Preto, que acham que isso iria flexibilizar as exigências para a suspensão de queimadas. Graziano disse discordar dessa interpretação. Não é flexibilizar, vamos ser tecnicamente mais corretos, medir de forma adequada.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram