JornalCana

Cana mais resistente trará resultados positivos para o setor, diz líder

img2503

Identificar as características dos genes da cana-de-açúcar responsáveis pelos níveis de açúcar e sua suscetibilidade à pragas e doenças é o desafio do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Universidade Estadual de Campinas. A universidade desenvolveu uma importante ferramenta, a Biblioteca de Cromossomo Artificial de Bactéria (BAC), capaz de auxiliar o processo de sequenciamento genético da cana. 

Para o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, a conclusão do trabalho dos pesquisadores resultará no melhoramento das plantações de cana, que estarão mais resistentes a pragas e a diversas intempéries climáticas. O projeto completo do genoma da cana deverá ser concluído até, no máximo, o início de 2013. 

Segundo a Universidade, o mapeamento do genoma da cana é considerado um dos mais complexos que existem na natureza e o principal desafio da pesquisa está no desenvolvimento de uma tecnologia capaz de separar dez cópias de cromossomos da cana, diferentemente do arroz, do sorgo e até mesmo dos seres humanos, que possuem apenas um par da molécula. Mas, para resolver isto, os pesquisadores estão criando, em parceria com a Microsoft Research, um algoritmo que separe essas cópias. A Biblioteca de Cromossomo Artificial de Bactéria (BAC) está sendo desenvolvida a partir de uma variedade comercial da cana (a SP80-3280) que ajudará os cientistas a identificar e desvendar características dos genes da cana responsáveis por tornar a planta ainda mais forte e desenvolvida.

O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, espera que a pesquisa traga soluções, principalmente, para o produtor nordestino que comumente vê sua plantação de cana atingida pela seca e pela falta de recursos para investir na aquisição de novas variedades genéticas mais resistentes ao clima da região. “Com esse estudo poderemos ter, no futuro, variedades mais produtivas em termos de níveis de ATR e mais resistentes às secas. Assim, ganhamos no preço da cana e não perderemos tantas plantas durante o período de falta de chuva. Mas, é importante que as benesses desse estudo realmente cheguem até nós”, disse o dirigente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram