JornalCana

Cana faz Celg investir mais em transmissão

O estado de Goiás se prepara para viver o “boom” do setor sucroalcooleiro, depois de ter passado pela explosão do agronegócio e, mais recentemente, do segmento de mineração. A afirmação foi feita por André Rocha, presidente da Celg, estatal goiana de energia elétrica, que participou do III Painel Setorial de Energia Elétrica. “O setor sucroalcooleiro é a bola da vez”, disse o presidente da estatal, que prevê investir R$ 1 bilhão no estado até 2010. “A maior parte desse valor será destinada para a expansão de linhas de transmissão, investimento necessário para acompanhar o crescimento do consumo de energia elétrica motivado pela entrada de novas usinas no estado”, afirmou.

Segundo Rocha, existem atualmente 38 projetos para instalação de usinas sucroalcooleiras no estado. Além da questão fiscal, “os investidores estão sendo atraídos pelos baixos preços da terra para o plantio de cana, em relação aos valores cobrados em regiões como Sudeste”. Atualmente, existem 15 usinas de açúcar e álcool no estado De acordo com Rocha, duas usinas recém-instaladas já começam a moer os primeiros lotes de cana e farão o estado dobrar a capacidade de moagem, atualmente de 10 milhões de toneladas”.

O executivo da Celg lembrou ainda que a infra-estrutura do estado, além dos investimentos em transmissão, será reforçada pelo projeto de alcoolduto previsto pela Petrobras. “A Petrobras destinará R$ 1 bilhão nesse alcoolduto, que levará o álcool produzido na região os terminais de exportação em Paulínia (SP), disse.

Além da produção de álcool, as novas usinas instaladas no estado terá capacidade para fornecer 200 MW com projetos de cogeração a partir do bagaço da cana. “O estado, que já exportador de energia, vai poder continuar exportando o excedente com ajuda do setor sucroalcooleiro”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram