JornalCana

Cana-Energia pode aumentar produção de bioeletricidade

O desenvolvimento de variedades de cana para a finalidade energética será um dos temas da Reunião Técnica Anual do Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar da Universidade Federal de São Carlos (PMGCA/UFSCar), que ocorre nesta quarta-feira (19), em Ribeirão Preto (SP).

A Cana-Energia, uma variedade com maior potencial de geração de energia elétrica, será um dos principais temas abordados no evento. A variedade é produzida por meio de um melhoramento genético que resulta em cana com maior quantidade de fibras e variação na quantidade de açúcar. “Pelos cruzamentos genéticos e pelos tipos de parentais usados nos cruzamentos genéticos, teremos alguns tipos com mais fibras, e outros com menos açúcar. A Cana-Energia tem baixa quantidade de açúcar e mais fibra, com foco na produção de energia”, explica o professor Geraldo Veríssimo, que estará presente no evento.

Atualmente, quase 10% da eletricidade consumida no país já vêm das usinas sucroenergéticas através da queima do bagaço nas caldeiras,que além de abastecer as próprias usinas, é vendida para a rede elétrica.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram