JornalCana

Cana-energia é alvo de pesquisas da FAPESP

glaucia souzaA professora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) Glaucia Mendes Souza apresentou as principais linhas de pesquisa do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), durante “Simpósio São Paulo, Brasil – Portugal – Colaboração Científica”, realizado no último dia 9 de maio. Entre eles, uma das principais linhas: a biomassa da cana para energia.

Segundo ela, os desafios do BIOEN se expandem por várias frentes. “Estamos desenhando novas biomassas mais dedicadas para energia, pois a cana-de-açúcar foi sendo melhorada pelo homem nos últimos 200 anos para a produção de açúcar. Agora estamos pensando em desenvolver a cana-energia, para produzir mais exajoules [medida de energia] por hectare, com menor uso de água e menor impacto ambiental”, disse Souza.

No que depender dos projetos de melhoramento conduzidos no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia, em cerca de oito anos a planta terá de mudar seu nome para “cana-energia”. Em um artigo publicado pela Agência FAPESP, a professora afirmou que o objetivo é aumentar a produção de etanol e de biomassa com o menor impacto ambiental possível. “E isso inclui o adequado uso da terra, da água e redução das emissões de poluentes”, disse Glaucia Mendes Souza.

Sobre o evento

O evento foi promovido com o objetivo de apresentar grupos de excelência em pesquisa nas áreas de Ciências do Mar, Energias Renováveis, Inovação Tecnológica, Saúde e Biotecnologia, bem como identificar áreas de interesse comum entre pesquisadores paulistas e portugueses.

2004-06-30 Canavial Santa Helena GO (4)

“A ideia é fazer um edital conjunto o mais breve possível. Pensamos que possa ser feito já, com duração até setembro, para dar tempo para as equipes conseguirem elaborar projetos conjuntos. Este workshop é o pontapé de saída. Penso que estão reunidas as condições para implementar uma fase de cooperação científica de forma a obter maior dinamismo, maior qualidade e maior impacto nas pesquisas”, afirmou Miguel Seabra, presidente da FCT, principal agência lusitana de fomento à pesquisa.

O evento foi promovido pela FAPESP e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), principal agência lusitana de fomento à pesquisa. As duas instituições assinaram, em outubro de 2013, um memorando de entendimento para promover a colaboração em ciência, tecnologia e inovação. Foi acertado o lançamento de uma chamada conjunta de propostas em breve.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram