JornalCana

Cana deve sofrer aumento de 9,6% no valor de produção

Os maiores aumentos do valor da produção em relação ao ano passado devem ocorrer em cebola (114,8%), café (18%), trigo, (14,5%) e cana-de-açúcar (9,6%). O dados fazem parte da pesquisa realizada a partir dos levantamentos de safra de maio, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Valor Bruto da Produção (VBP) das 20 principais lavouras do País, em 2010, é de R$ 160,5 bilhões.

O coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Gasques, lembra que o ciclo 2009/2010 deve ficar em 146,9 milhões de toneladas, de acordo com a Conab. “Uma ligeira tendência de renda menor neste ano ocorre pelos preços mais baixos de produtos agrícolas, já que a produção é superior à de 2009”, explica.

A região Sul é a única com incremento expressivo do VBP neste ano, de acordo com Gasques. “Esse bom comportamento é atribuído ao aumento de valor no Paraná (21,4%) e em Santa Catarina (28,9%)”, diz o coordenador. O Sudeste deve permanecer no mesmo nível de 2009 e as outras regiões mostram desempenho menos favorável.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram