JornalCana

Cana deve remunerar mais em 2012; na entressafra já tem leve valorização

Mesmo antes de iniciar a safra da região Centro-Sul, o kg do ATR da cana apresentou uma leve valorização no estado de São Paulo, segundo Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR).

Mas essa será uma tendência para o próximo ciclo do Centro-Sul, de acordo com o professor titular de planejamento e estratégia na FEA/USP Campus Ribeirão Preto e coordenador científico do Markestrat, Marcos Fava Neves. “Com os preços mais altos do açúcar e etanol já no início da safra, provavelmente o preço da cana será melhor em 2012. A safra deverá remunerar mais apesar de ter que observar os custos de produção. Será um bom ano principalmente para o fornecedor”, lembra.

img332

Segundo o Índice, que mede os preços pagos ao produtor rural, produzido pelo Instituto de Economia Agrícola da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, o valor do kg do ATR passou de R$ 0,50 da segunda quadrissemana de dezembro para R$ 0,5027, na segunda quadrissemana de janeiro, uma valorização de 0,54%.

Mas, de acordo com o IEA, sem considerar a cana-de-açúcar, o índice geral se tornou negativo em 0,02%. “Quando a cana é excluída do cálculo do índice devido a sua importância na ponderação dos produtos, o IqPR fecha negativo em 0,02% e IqPR-V sobe para 4,67%”, afirmam os pesquisadores.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram