JornalCana

Cana deixa de “invadir” área da citricultura

A previsão de que os bons preços deste ano se repitam nos próximos dois anos faz o citricultor voltar-se para o cultivo de laranja. A afirmação é de Ademerval Garcia, presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos – Abecitrus. Em entrevista concedida hoje cedo em Ribeirão Preto – cidade paulista onde fica a sede da entidade -, ele disse que a fase de substituição da laranja pela cana-de-açúcar já passou.

Garcia não dispõe de números que explicam o avanço da cana na área da citricultura, principalmente a localizada próxima de Araraquara, onde, além de fábricas de suco de laranja, também existem cinco fábricas de açúcar e de álcool. Revela, no entanto, que ao longo das últimas décadas, devido à queda nos preços, os pomares diminuíram de 180 milhões de pés na década de 1980 para atuais 140 milhões de pés.

Reanimado com os bons preços – médios R$ 3,50 pela caixa de 40,8 quilos ao longo deste ano – o produtor voltou-se para o cultivo de laranja. Mas como a árvore leva cinco anos para começar a dar frutos, a fruta “nova” começará a chegar ao mercado em 2005.

Segundo o presidente da Abecitrus, o produtor só pensará novamente em substituir a laranja caso ocorra nova crise a partir de 2005, com o aumento da oferta da fruta. “Até lá, temos de correr para conquistar novos mercados”, disse. Um deles é a China, que já importa 30 mil toneladas e há três anos comprava 300 toneladas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram